Março Lilás com mutirão de preventivo na UBS da Brava, em Búzios

Cuidando da saúde das mulheres de Búzios, campanha oferece exames preventivos e informações

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma importante campanha para conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de colo do útero. Em comemoração ao Março Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a doença, a Unidade Básica de Saúde Francisco Haroldo Ceravolo, Brava, está realizando um mutirão de preventivo nos dias 16 e 23 de março, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h.

O câncer de colo do útero é uma das principais causas de morte de mulheres em todo o mundo, mas é uma doença que pode ser prevenida com a realização do exame preventivo, conhecido como Papanicolau. O mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem o exame preventivo regularmente.

Além disso, a Prefeitura de Búzios está promove ações para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero em outras unidades de saúde, tanto UBSs, como policlinicas e o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Entre as iniciativas estão palestras, distribuição de materiais informativos e a iluminação de prédios públicos com a cor lilás.

É fundamental que as mulheres realizem o exame preventivo regularmente, pois a detecção precoce da doença aumenta significativamente as chances de cura. A munícipe deve procurar a UBS do bairro onde mora para mais informações.