Mais um mutirão para zerar filas de espera de cirurgias em Búzios

Nesta quarta-feira (27) é a vez de quem esperava pelo procedimento de retirada de pterígios

Dando continuidade aos mutirões de cirurgias em Búzios, nesta quarta-feira (27), a Prefeitura realiza, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), procedimento cirúrgicos em 19 pacientes, que já realizaram o pré-operatório no dia 16, com pterígios. Mais uma fila de espera zerada, e o munícipe que necessitar do procedimento terá o atendimento efetuado no prazo máximo de 30 dias a partir do encaminhamento.

O pterígio é um tumor benigno que começa no tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea. Pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois. É mais comum em pessoas que passam muito tempo ao sol, como aquelas que trabalham ao ar livre. O tumor indolor pode ser ligeiramente protuberante e conter vasos sanguíneos visíveis. Pode causar irritação e afetar a visão.

No domingo (24) foi realizado o Mutirão de Cataratas, em que 43 pacientes foram operados, e em março deste ano aconteceu o Mutirão de Cirurgias de Tumores Subcutâneos, zerando filas de espera na rede municipal de saúde. Para a realização dos mutirões, além dos melhores profissionais de saúde envolvidos, a Prefeitura dobrou a capacidade de atendimento do centro cirúrgico do HMRP.

“Agora podemos contar com duas salas atendendo cirurgias eletivas ao mesmo tempo, e ainda garantir o atendimento de emergência. Dobramos nossa capacidade para operar”, finalizou o secretário Leonidas Heringer.