Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Mais de 200 cirurgias oftalmológicas são realizadas em Búzios desde a regularização do fluxo de atendimento em abril
A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, mas a Prefeitura de Búzios está empenhada em tornar essa realidade diferente no município - Ronald Pantoja

Mais de 200 cirurgias oftalmológicas são realizadas em Búzios desde a regularização do fluxo de atendimento em abril

Até o dia 31 de agosto serão realizadas mais 30 cirurgias de catarata no município

Desde o mês de abril, quando as filas para cirurgia de catarata e pterígios foram zeradas no município, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou 231 destes procedimentos e mais 30 serão realizados até o dia 31 de agosto. Desde a regularização do fluxo as cirurgias estão levando o tempo médio de 30 dias desde o encaminhamento pelo especialista, consulta pré-operatória, e exames necessários.

No período foram realizadas 183 cirurgias de catarata e 48 de pterígios.  Para ter acesso às cirurgias de catarata, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora, porta de entrada para acessar as especialidades, exames e procedimentos cirúrgicos.

“Como foi afirmado pelo prefeito Alexandre Martins, iriamos trabalhar para zerar a fila de espera definitivamente para as cirurgias de catarata e também outros procedimentos. Uma demanda anterior a nossa gestão que assumimos e que estamos regularizando. É um compromisso com a população”, afirma Leônidas Heringer, secretário de Saúde.

A catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea. Não é uma doença ocular infecciosa, mas pode afetar a visão caso se estenda na região central da córnea.

Notícias Relacionadas

Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso