Informe sobre a situação financeira de Prefeitura de Búzios

Devido à grave situação financeira encontrada nas contas da Prefeitura de Búzios no dia 13 de novembro de 2019, este informe foi criado em respeito à transparência para com a população e a imprensa.

No início de maio de 2019, havia mais de 57 milhões de reais nas contas da Prefeitura de Búzios, com todas as contas em dia: folha de pagamento mensal, incluindo todos os prestadores e fornecedores, com 9 milhões provisionados em fontes para o pagamento da folha salarial do mês seguinte e mais de 5 milhões para o pagamento da 1ª parcela do décimo terceiro dos servidores.

Há duas semanas, com o retorno do prefeito, André Granado, foram encontrados, aproximadamente, 62 milhões de reais, porém, com a folha de pagamento a ser paga e vários fornecedores e prestadores de serviço com atrasos de pagamento. O valor disponibilizado para o pagamento da folha salarial era de R$ 3.358.857,74, sendo que a folha custaria R$ 11.613.551,61.

Ambulâncias estavam paralisadas, devido à falta de pagamento dos combustíveis. Foram prejudicados serviços na área da saúde e constatados débitos significativos nas contas de água, luz e telefone nos meses de julho a outubro. A frota das secretarias do município foi sucateada, não houve reposição de estoques para a manutenção de serviços essenciais e a coleta de lixo residencial não foi realizada corretamente por falta de pagamento.