Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2024-05-16 at 16.36.40

III Seminário Abolição da Escravatura promove reflexões sobre a identidade e igualdade étnica em Búzios

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Coordenação de Programas e Projetos, realizou ontem, quarta-feira, 15 de maio, o III Seminário Abolição da Escravatura na Câmara Municipal de Armação dos Búzios. O evento contou com a participação de professores, estudantes, comunidades quilombolas e ONGs, proporcionando um espaço de reflexão sobre o papel do povo negro na sociedade brasileira.

O seminário, que teve como foco principal a discussão sobre a importância da reparação da igualdade étnica e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras, contou com a presença de diversos representantes da comunidade buziana. O professor Bruno Rodrigues, Coordenador de Pluralidade Cultural, apresentou as Práticas de Pluralidade Cultural na Rede Municipal, ressaltando a contribuição dos povos tradicionais na construção da identidade local e no currículo escolar.

Entre os palestrantes, estiveram presentes o professor Acioli Gonçalves da Silva Junior, Luiz Guilherme Scaldaferri e Marta da Costa, esta última também representante da comunidade Quilombola da Rasa. Além disso, a representante da comunidade tradicional de matriz africana, Etemy Sirlei d’Iemanjá, destacou o papel fundamental da mulher negra no período pós-abolição. O Dr. Guilherme Teixeira, Advogado Criminalista (OAB-Cabo Frio), trouxe reflexões sobre a realidade e os desafios enfrentados pela população negra no sistema judiciário brasileiro.

Todas as iniciativas da SEMED, que englobam seminários, aulas de campo, formações e visitas aos quilombos, têm como objetivo valorizar a cultura do povo negro, promovendo uma compreensão mais ampla e fomentando um sentimento de pertencimento ao espaço entre educadores e educandos. Essas ações contribuem significativamente para a formação e valorização da cultura local.

Notícias Relacionadas

Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso