Hospital Municipal registra grande número de atendimentos, incluindo moradores das cidades vizinhas, devido ao aumento de doenças respiratórias

Com cerca de 500 a 600 atendimentos diários, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé em Búzios enfrenta fluxo intenso de pacientes devido ao aumento sazonal de doenças respiratórias durante o outono e inverno

Com a chegada do outono, o aumento de doenças respiratórias relacionadas à queda na temperatura aumenta de a demanda de atendimentos no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMPR) em Búzios. O hospital está registrando um fluxo significativo de pessoas, com cerca de 500 a 600 atendimentos diários, provenientes não apenas da cidade, mas também de municípios vizinhos. Entre os pacientes, incluem-se crianças com crises respiratórias.

A diretora do HMPR, Priscila Gasparetto, destaca que a incidência de doenças respiratórias segue um padrão sazonal, com picos bem marcados durante o outono e inverno. A média diária de atendimento no pronto-socorro da unidade é de 70 crianças, mas esse número pode dobrar durante a estiagem devido aos casos respiratórios.

Os principais responsáveis por esses problemas são os vírus do tipo sincicial respiratório (VSR), influenza A e B, Para influenza e Adenovírus. Esses vírus são responsáveis por cerca de 50 a 90% dos casos em crianças. As mais afetadas são as crianças menores de dois anos, com histórico de alergia crônica e chiado no peito, bem como aquelas com histórico familiar de asma. Essas crianças necessitam de atendimento médico de emergência e geralmente apresentam uma pior evolução do quadro respiratório, frequentemente precisando ser hospitalizadas.

A coordenadora administrativa do HMPR, Laís Melo, ressalta que toda a equipe está empenhada em lidar com o fluxo intenso de pacientes e manter a excelência no atendimento, mesmo diante de uma demanda acima do comum.

“O número de atendimentos diários está muito superior ao cotidiano do município, e realmente apresenta um desafio significativo, mas que está sendo enfrentado com toda a capacidade técnica e empenho pessoal da equipe”, afirmou.

Prevenção: higiene e vacinação

Diante desse cenário preocupante, a Secretaria Municipal de Saúde de Búzios ressalta a importância da prevenção e dos cuidados básicos em casa. É fundamental manter a casa arejada e higienizada, adotar uma alimentação balanceada e garantir uma boa hidratação como medidas de prevenção. Além disso, é essencial enfatizar a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação para prevenir gripes, resfriados e outras enfermidades.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Búzios, Aline Gomes, destaca que as pessoas não devem negligenciar a vacinação anual contra a influenza/gripe, bem como a dose de reforço com a vacina bivalente, que previne contra a Covid-19 e pode ser administrada simultaneamente com a vacina contra a influenza. Para aqueles que já sofrem de doenças respiratórias crônicas, é de extrema importância não interromper o tratamento e deixar de tomar os medicamentos prescritos pelo médico.

É importante ressaltar que a gripe e o resfriado são infecções causadas pela entrada de vírus no sistema respiratório, podendo resultar em febre, tosse, dor de garganta, náuseas e perda de apetite. Embora o resfriado seja geralmente mais leve, ainda é importante buscar assistência médica para tratá-lo, pois a gripe pode evoluir para um quadro de pneumonia.