Em Búzios, as equipes de Guarda-vidas do município obtiveram êxito nos 24 regastes de vítimas de afogamento realizados durante os quatro (04) dias do feriadão da Independência. Também foram realizadas 425 prevenções efetivas em corrente de retorno nas praias e costões da cidade durante o período (alertas de perigos, apitos de retornos e informações sobre as correntes).
Mesmo com as praias lotadas, o município se destaca na educação e prevenção de afogamentos. Desde 2021, não é registrado nenhum óbito na cidade. Também foi registrado a queda de uma pessoa no costão rochoso da Brava.
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública realiza constantemente nas praias do município, que têm supervisão das equipes de Guarda-vidas, um trabalho de educação e prevenção de afogamentos. A maioria dos resgates das vítimas de afogamentos do feriadão aconteceram na praia de Geribá. Foram salvas pelos guarda-vidas municipais,16 pessoas. A equipe também deu apoio para três (03) crianças e uma idosa perdidos no local.
No Brasil, cerca de seis (06) mil pessoas são vítimas de afogamento no ano. O afogamento é a 1ª causa óbito de crianças entre 01 a 4 anos, a 2ª causa de 5 a 9 anos e a 3ª causa de 10 a 14 anos. Quatro (04) crianças morrem afogados por dia no Brasil. A cada 90 minutos um brasileiro morre afogado. A cada dois (02) dias um turista é vítima de afogamento no Brasil. O risco de morte por afogamento é 200 vezes maior que no trânsito.
– Geribá – Posto 03
04 resgates
Posto 02
08 resgates
Posto 01
04 socorros
– Tucuns – Posto 01
1 resgate
Posto 02
2 resgates
– Caravelas
5 resgates
– Brava – 1 queda no costão