Governo municipal inaugura o novo CAAPE no bairro Vila Verde

Em uma cerimônia na noite desta segunda-feira (18), o Prefeito Alexandre Martins entregou mais um importante equipamento de educação da Prefeitura Búzios para o bairro Vila Verde: o novo polo do CAAPE, que atenderá os alunos da rede municipal que residem na região do grande bairro Rasa. O Centro de Atendimento e Apoio Pedagógico ao Educando – CAAPE é parte integrante da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo como principal objetivo o refinamento do olhar sobre as dificuldades na aprendizagem que os estudantes apresentam.

Além do prefeito, o evento contou com a presença dos vereadores Victor Santos e Josué Pereira, do Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, do Secretário de Pesca, Uriel da Costa, do Secretário do Idoso, Nilton Cesar, do Secretário de Segurança, Sergio Ferreira, da Secretária de Saúde, Josiane Santos e da Secretária da Mulher, Daniele Guimarães.

Na ocasião, o prefeito disse sente uma imensa gratidão pela oportunidade de participar de tantas realizações em prol da educação do município: “durante nossa gestão a prefeitura comprou dois prédios próprios para a educação, um foi o prédio onde funciona a creche Diva Nunes Chaves, em Geribá, e agora outro aqui na Vila Verde onde funcionará a nova creche do bairro que queremos inaugurar já em fevereiro. Então criar essa possibilidade de comprar um espaço pronto para ganhar tempo concluindo mais rápido é acelerar as melhorias nessa área tão importante para o desenvolvimento da cidade”, destacou.

O chefe do Poder Executivo Buziano também disse que sabe da importância de valorização dos profissionais que atuam pela educação e que a sua gestão está trabalhando para que o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos servidores de carreira do município, avance. “Estamos muito próximos de concluir o PCCR porque queremos investir também na valorização dos servidores”, disse Alexandre.

O prefeito ainda disse que está trabalhando para que os serviços da prefeitura cheguem a todos os bairros: “Eu quero contemplar a cidade toda. Como tem tido eventos no Centro, quero que tenha em outros locais também. A festa da cidade sempre aconteceu no Centro e neste ano será na Rasa pela primeira vez. Então estamos avançando em contemplar a todos e esse é nosso objetivo: mostrar que não existe diferença de ninguém, somos todos iguais. Não existe barreira onde antes chamávamos de pórtico e agora é nosso centro de informações turísticas. Não pode existir diferença entre quem vive dentro e quem vive fora da península, somos uma só cidade”, destacou o prefeito.

O Secretário de Educação, professor Rodrigo Ramalho também participou da entrega deste novo equipamento educacional do município e destacou a importância do ano de 2023 para a história do CAAPE: “Eu sempre fico muito emocionado quando participamos desses momentos de inauguração. Esse ano é muito importante para o CAAPE, pois em outubro ele completa 20 anos de história no município e, há mais de 10 anos, já existem indicações para que fosse feito uma unidade no bairro Rasa com esse olhar voltado para nossas crianças e adolescentes e o prefeito Alexandre Martins teve essa sensibilidade em atender a esses pedidos da população”, disse Rodrigo.

O Secretário de Educação também enfatizou o bom trabalho e a dedicação da equipe de profissionais que atuam em prol da educação no município: “Quero agradecer a todos os nossos servidores, nossos amigos secretários, porque para chegar a essa entrega hoje, várias secretarias se envolveram, muitas mãos trabalharam para que pudéssemos chegar até aqui”, enfatizou.

A nova unidade do CAAPE está localizada na Rua da Assembleia, número 14, Vila Verde. Suas salas temáticas terão capacidade para dar suporte pedagógico semanal a até 80 estudantes, com a possibilidade de realizar mais de 320 atendimentos especializados pela equipe técnica multiprofissional. Toda logística de atendimento e Apoio aos estudantes será coordenada pela Diretora Adjunta do Polo Rasa, Professora Psicopedagoga Danielly de Souza Conceição, e Direção Professor Severino Ramos.

O CAAPE Rasa conta com um espaço amplo, acolhedor e com acessibilidade, que foi pensado e preparado especialmente para os estudantes do bairro. Seu espaço estrutural conta com 01 recepção, 05 salas temáticas (APRENDIZAGEM / ARTETERAPIA / FONOAUDIOLOGIA / PSICOLOGIA / PSICOPEDAGOGIA), 03 banheiros (sendo 01 totalmente adaptado), 01 cozinha, 01 área de serviço, 01 amplo refeitório, rampa de acesso, além de brinquedos e horta, que muito auxiliarão o trabalho pedagógico com os estudantes.

Atuando desde de 31 de outubro de 2003, o CAAPE realiza atendimento aos estudantes com dificuldade de aprendizagem, em regime de contra turno, buscando amenizar os ecos dessas dificuldades em suas vidas, considerando os aspectos pedagógicos, familiares, sociais e psíquicos. Para tanto, conta com profissionais de várias áreas do conhecimento: arteterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, professor da sala de aprendizagem, professor de braile e professor / intérprete de libras.