Finalistas da 16ª edição do Prêmio Professor Ricardo Cruz são médicos residentes da Clínica da Família Olavo da Costa, em Vila Verde.

A Clínica da Família Olavo da Costa, em Búzios, teve seus três médicos residentes selecionados como finalistas na 16ª edição do Prêmio Professor Ricardo Cruz, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), que aconteceu no dia 13 de outubro.

A médica residente, Luane Santana Ribeiro, ganhou o segundo lugar com o trabalho “Acolher para Cuidar: projeto de intervenção para melhoria do acesso a uma Unidade Básica de Saúde em Búzios-RJ”, orientado por seu preceptor Thiago Vieites.

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UERJ foi implantado no município de Armação dos Búzios em março de 2020, através de parceria entre a universidade, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para a interiorização de vagas de residência.

De acordo com o secretário de Saúde, Leonidas Heringer, esta premiação reflete a importância da integração ensino-serviço e a excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da Clínica da Família Olavo da Costa.

“Destacamos também a relevância da iniciativa da SES-RJ com a UERJ, ao estabelecer o projeto de interiorização do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, na certeza de que este é um fator estratégico para a consolidação e o fortalecimento de uma Atenção Primária à Saúde qualificada para a população do estado do Rio de Janeiro”, esclareceu o secretário.

O prêmio Professor Ricardo Cruz busca fortalecer a Residência Médica e o Ensino Universitário do futuro médico, valorizando o papel fundamental dos médicos preceptores e dos professores médicos na formação profissional.