Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Estudantes do CAAPE-Manguinhos se envolvem na criação de horta escolar com apoio da Secretaria de Educação

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está apoiando uma iniciativa inovadora da Gerência de Programas e Projetos, em parceria com a Psicológa Mariana de Moraes, para a criação de uma horta no CAAPE-Manguinhos. O projeto, que envolve a participação ativa dos estudantes, tem proporcionado momentos de aprendizado e desenvolvimento únicos, estimulando não apenas a prática pedagógica, mas também valores essenciais como paciência, cuidado e responsabilidade.

O Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, reforça a importância desse tipo de iniciativa: “Projetos como esse, que unem educação e sustentabilidade, são fundamentais para o desenvolvimento completo dos nossos alunos. A horta escolar é um espaço de aprendizado que traz à tona questões sobre responsabilidade ambiental, alimentação saudável e o cuidado com o outro. Estamos muito felizes em ver o entusiasmo e a dedicação das crianças nesse processo.”

A proposta da horta no CAAPE-Manguinhos também serve como ferramenta pedagógica multidisciplinar, conectando conteúdos de diversas áreas do conhecimento, como ciências, matemática e até mesmo arte. Com isso, os alunos têm a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula, criando um elo entre o aprendizado teórico e a vida cotidiana.

O projeto reforça o compromisso da Prefeitura com uma educação transformadora, que vai além dos conteúdos tradicionais e busca proporcionar aos alunos de Búzios uma vivência escolar mais ampla e significativa. “Estamos sempre buscando formas de inovar e de oferecer aos nossos estudantes experiências que façam sentido para eles. A horta escolar é uma dessas iniciativas que, além de ensinar, também cria laços com a comunidade e valoriza o cuidado com o meio ambiente,” destacou a Mariana de Moraes, idealizadora da ação.