Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Estudante buziano estrela filme que ganha destaque em festivais internacionais

Na noite da última quarta-feira (22), o Colégio Municipal Paulo Freire foi palco de uma emocionante exibição do filme “Marcos”, produzido e estrelado pelo estudante Marcos Codeço, natural de Campos dos Goytacazes e buziano de coração desde 2006. O filme, que tem recebido destaque em festivais de cinema tanto no Brasil quanto no exterior, trouxe à tela a história de vida do próprio Marcos, abordando de maneira sensível o tema da discalculia, um transtorno que afeta a aprendizagem matemática e o manejo dos números no dia a dia.

O filme, que leva o seu nome como título, mistura a ficção com a realidade e conta a história de vida do estudante, abordando o assunto da discalculia, transtorno que dificulta a aprendizagem de matemática e a lidar com os números do cotidiano.

Desde sua participação em festivais na Bulgária, onde recebeu reconhecimento em uma mostra do evento, até premiações em Tiradentes, Minas Gerais, e em Triunfo, Pernambuco, onde conquistou o primeiro lugar e uma menção honrosa do júri popular, o filme tem cativado espectadores e críticos com sua mistura única de ficção e realidade.

A mãe de Marcos e melhor amiga, Jeannine Codeço, estava presente na exibição e afirma que Marcos se encontrou na arte e isso lhe deixa com o coração mais tranquilo e feliz: “Meu filho já enfrentou muitos obstáculos devido à sua dificuldade com os números, como não conseguir calcular o troco de uma simples compra. Vê-lo agora sendo reconhecido por seu talento me enche de orgulho e tranquilidade”, declarou Jeannine.

A trajetória de Marcos Codeço é um exemplo inspirador de superação e realização, e a comunidade buziana celebra o talento e a dedicação do jovem cineasta. Que seu futuro seja tão brilhante quanto as telas que iluminam suas histórias. Parabéns, Marcos Codeço!