Espaço Cultural Zanine, Arte e Cultura em Búzios

O Centro de Búzios abriga um tesouro de grande importância cultural. Localizado na Estrada da Usina Velha, o Espaço Cultural Zanine é uma das mais procuradas e visitadas atrações culturais da cidade. Frequentado por artistas, artesãos e intelectuais, o lugar também recebe, regularmente, a visita dos alunos da rede pública de ensino, das escolas particulares, além dos turistas e moradores de toda a região.

Tudo começou em 2001, a partir de um projeto assinado por José Caldas Zanine, quando o renomado arquiteto baiano vislumbrou a edificação de um importante ponto da vida cultural em Búzios. Conhecido como o “Mestre da Madeira” Zanine soube preservar a essência da arquitetura buziana, integrando enormes pilares de madeira cercados por vidros. No entanto, logo após o início da execução do projeto, a construção foi paralisada e abandonada por mais de dez anos.  Anos depois, a obra foi concluída, realizada com o apoio da gestão municipal e, finalmente aberta ao público no dia 1 de julho de 2016.

Desde a sua inauguração, o Espaço Cultural Zanine funciona como uma imensa galeria de arte, realizando exposições temáticas, mostras de artistas plásticos locais, com obras de âmbito nacional e internacional, fotografias, arte urbana, oficinas, concursos culturais, solenidades e premiações. É um “gigante cultural” em Búzios, que cresce a cada dia, aproximando-se da altura do grande ícone da arquitetura brasileira, o qual leva o seu nome.

Aberto de segunda a sexta de 8h – 18h; sábados, domingos e feriados de 9h – 18h.