Escolas Nicomedes e Lydia Sherman recebem II Seminário de Educação Ambiental

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu na última sexta-feira (26), o II Seminário de Educação Ambiental, com a participação da Professora Doutora Kátia Leite Mansur, responsável pelo Instituto de Geociências/ Departamento de Geologia da UFRJ, Diretora do Museu da Geodiversidade e pela descoberta e estudo da Rocha Geológica Africana, encontrada na região de Baia Formosa.

Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman

O evento que aconteceu na unidade escolar E.M.Quilombola Professora Lydia Sherman das 14 às 16h e na Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira às 19h, com alunos do EJA, foi realizado por intermédio da Gerência de Programas e Projetos, tendo em vista que no dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e que no dia 25 de maio é celebrado o dia Municipal das Comunidades Tradicionais de Armação dos Búzios.

Os alunos de 4º e 5°, da Escola Lydia Sherman ano também realizaram uma visita ao local onde aconteceu a descoberta geológica, no bairro Baía Formosa.

A proposta visou possibilitar uma ampliação e conscientização sobre a importância da Geodiversidade, a valorização do Patrimônio Geológico local e propiciou ferramentas para o cumprimento do Art. 10 º, presente na lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que recomenda que a “A educação ambiental seja desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.” Também visou de acordo com Lei Ordinária nº 1.723, de 09 de março de 2022, garantir e salvaguardar o resgate e a importância da identidade local, cultura, além do envolvimento das comunidades de pescadores; caiçaras; quilombolas; de matrizes africanas e marisqueiras; buscando ampliar as ações pedagógicas junto as mesmas, visando o fortalecimento da identidade local.