Escola Municipal Professora Lydia Sherman é selecionada para receber o 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake

A Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman ficou entre as dez selecionadas para receber o 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake, que tem como base os princípios da educação integrada, considerando os processos de aprendizagem e os vínculos com os estudantes, as famílias, as comunidades e os territórios. Entre 112 escolas inscritas de todo o país, a unidade está representando o Estado do Rio de Janeiro, juntamente com a Escola Lydia Municipal João Apolônio dos Santos Pádua, Paraty- RJ.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia inscreveu a unidade escolar para concorrer ao 6º Prêmio Territórios Tomie Ohtake por estar inserida em uma região de remanescentes quilombolas. Neste contexto, o projeto da escola e as propostas de atividades buscam sempre uma abordagem interdisciplinar, que vem sendo desenvolvida de forma a promover cada vez mais a pluralidade cultural, permitindo a preservação e a valorização da cultura quilombola.

No ano letivo de 2022, a escola teve como principal objetivo o resgate da cultura dos seus discentes e a aproximação das famílias, com aprendizagens trabalhadas por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as contações de histórias, a capoeira, brincadeiras cooperativas e atividades de arte e reciclagem, contribuindo com o desenvolvimento da coordenação motora e a ampliação de vocabulário e repertório histórico provenientes da comunidade.

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o Dia Municipal Quilombola; o Sábado da Família; a apresentação de maculelê pelos alunos em comemoração aos 134 anos da abolição da escravatura; a regulamentação do nome oficial da sala de leitura, no qual a homenageada é uma ex-aluna pertencente à comunidade, quilombola e funcionária da escola e a publicação da lei de mudança do nome da escola para Escola Municipal Quilombola”.

A premiação conta com a doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras, realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, apoio financeiro para o desenvolvimento da iniciativa.

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake é uma iniciativa idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake (SP) e conta com o patrocínio da Innova e do Grupo GPS, com a parceria da Kapitalo Investimentos, do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz e com o apoio da Estácio e do Itaú Social.