Dia D de vacinação contra Influenza em Búzios

A mobilização acontece em um sábado, 6 de maio, para facilitar a participação dos moradores, que também poderão ser vacinados contra a covid-19

Para ampliar as taxas de cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 6 de maio, sábado, o Dia D de vacinação contra o vírus da gripe, o Influenza. A ação de imunização acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Búzios e na Clínica da Família Olavo da Costa, bairro Vila Verde.  Na ocasião, também haverá imunização contra a covid-19. O objetivo da ação é melhorar a cobertura vacinal no município, com a atualização das vacinas das campanhas vigentes, aumentando a proteção da população.

Para a imunização contra a gripe Influenza, podem ser vacinados as gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas até 45 dias após o parto; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de Saúde (trabalhadores dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade); crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos,11 meses e 29 dias); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Também fazem parte do público-alvo pessoas com doenças crônicas (mantém-se necessário a prescrição médica); professores (escolas públicas e privadas); povos indígenas; profissionais da Força de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com Deficiência Permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e trabalhadores portuários.

Já a vacinação contra a covid-19 teve o grupo prioritário dos imunizantes bivalentes ampliado para todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como dose de reforço. O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço é de quatro meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário.