Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-06-04 at 17.58.46 (1)

Dezenas de alunos e profissionais da rede pública participam da abertura do Projeto Búzios Presente no Mês do Ambiente, na Praça do INEFI

A abertura do Projeto Búzios Presente no Mês do Ambiente, realizada nesta quarta-feira (04), contou com a participação de dezenas de alunos e profissionais da rede pública do município. O projeto promove ações de educação e conscientização ambiental ao longo do mês de junho.

Na ocasião, foi realizada uma exposição itinerante com materiais produzidos pelo Instituto BW, pela Guarda Ambiental Municipal e por parceiros, com o objetivo de reconhecer a importância dos animais marinhos e terrestres, sua interdependência com outras espécies e com o meio ambiente.

Os visitantes puderam conhecer diversos tipos de animais, compreendendo suas características e diferenças, desenvolvendo respeito e cuidado com eles. A exposição teve como intuito incentivar o raciocínio científico, a curiosidade e a atenção aos detalhes; ampliar os conhecimentos das crianças sobre o mundo natural e animal; desenvolver a capacidade de observação; além de promover a valorização da cultura das comunidades tradicionais do município.

A aluna da Escola Municipal João Guelo, Ana Clara, disse que gostou muito: “Parabéns para vocês que estão fazendo esses negócios maravilhosos aqui. Eu gostei das artes que tem, dos objetos, dos animais marinhos e das plantas. Eu achei muito bacana aqui.”

A artista visual do Coletivo Sankofa Búzios, Rosilene Pereira, que fez parte da exposição itinerante, explicou que o coletivo trabalha no resgate da memória e também na questão ambiental. “Aqui a gente está trabalhando com o conceito de sustentabilidade. Todo esse material aqui iria para o lixo. São bolas de aniversário, santinhos de campanha política, que foram reaproveitados, ressignificados e transformados em uma boneca feita de papel e bola de aniversário, numa técnica de papietagem. Tudo o que está aqui iria para o lixo, é material de sobra, e eu consegui transformar num boi. A tartaruga, eu aproveitei o isopor. A ideia desse material aqui é reaproveitar aquilo que iria para o lixo. Em vez de se degradar na natureza de uma forma não sustentável, a gente transforma em arte. E esse é o objetivo do Sankofa: cuidar da nossa natureza, cuidar do nosso planeta, cuidar da nossa história, da nossa cultura.”

A abertura do evento contou com a participação de autoridades locais, alunos, professores e demais profissionais da rede pública, Guarda Ambiental Municipal, Gem Lagos, comunidades quilombolas e de pescadores, Instituto BW, além de consultorias e gestões ambientais.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso