Desfile Cívico marca comemoração de 24 anos do município de Búzios

Nesta terça-feira (12), a cidade de Búzios completou 24 anos de emancipação político-administrativa. A festa ficou por conta do Desfile Cívico, que aconteceu no Centro da cidade reunindo várias apresentações.

O desfile contou com a participação de todas as escolas municipais, das Secretarias Municipais, da Guarda Municipal, da Guarda Mirim, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Balé Adriano Labis, do projeto social Escolinha Futuro Cem Braças. Cada um deles, além de desfilar fez um apresentação especial.

As escolas trabalharam temas variados, incluindo a história da cidade, as riquezas buzianas, a importância do Quilombo, a evolução dos anos, literatura, contos, dentre outros temas, que são trabalhados junto aos alunos ao longo do ano letivo.

Um dos destaques foi a APAE, que apresentou um espetáculo mágico, onde um bolo de aniversário foi o item surpresa. Os assistidos também jogaram capoeira e fizeram uma apresentação à cavalo, ressaltando a importância da equoterapia.

Já a Secretária de Esporte e Lazer do município veio acompanhada dos seus diversos projetos, como a funcional,o atletismo, o futebol, a natação, a canoagem, dentre outros.

A Secretária de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico também contou com a apresentação de uma gama de projetos desenvolvidos pelo setor. Alguns dos destaque foi a Escola Villa Lobos, que passou a ser administrada recentemente pela pasta a pedido da população. Também foi citado o projeto Bandeira Azul, o Circolo Social e para finalizar um apresentação do Moto Club Búzios.

As apresentações foram intercaladas com as bandas marciais: CIEP 148 Frei Carlos Élio Vogas Legal, Banda Escola professor Carlos Leal; Banda Ciep 384 Gonçalves Dias; Banda Escola Municipal Honório Coutinho; CIEP 127 Frei Acursio Aloísio Gozaga; CIEP 253 Guimarães Rosa; Banda Orquestra Pastor Gentil. A Banda dos Fuzileiros Navais também prestigiou o evento, dando um verdadeiro show.

Ao final do desfile, o Prefeito Henrique Gomes aproveitou o momento para agradecer a participação de todos na comemoração e ressaltar a prioridades da sua gestão. “Nós optamos pelo Desfile Cívico, pois acreditamos na importância do civismo. Mas com relação aos shows, volto a dizer que preferi iniciar a reforma das nossas escolas ao invés de gastar 400, 500 mil em shows”, frisou o Prefeito.

Henrique também lembrou à população que as obras fazem parte da comemoração de aniversário da cidade. Na última sexta-feira (08) foi inaugurada a UBS da Ferradura, no próximo sábado (16) também haverá inauguração, desta vez do Posto de Urgência 24 horas da Rasa, além de dar início há reforma em três escolas municipais.

A festa foi finalizada com a apresentação da Corporação musical Guimarães Rocha.

Limpeza da cidade

Assim que encerrou o Desfile Cívico, as equipes da limpeza urbana, ligada a Secretaria de Serviços Públicos, foram para as ruas garantir a limpeza da cidade. Todo o lixo gerado, devido a festividade foi rapidamente retirado, garantindo o cuidado com o município.

Entrega de vestuários para o Hospital

Após o Desfile Cívico, a cidade de Búzios ganhou mais um presente: A entrega de um novo enxoval para o Hospital Municipal de Búzios. A entrega simbólica realizada pela Secretaria de Saúde ao Prefeito Henrique Gomes aconteceu no gabinete, na sede da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde adquiriu 170 novos lençóis, 50 toalhas de banho, 50 roupas cirúrgicas, além dos itens descartáveis. Na próxima semana, mais materiais chegarão para garantir cada vez mais humanização no atendimento.

“Parece que são só lençóis e cobertas, mas são tão importantes quanto um equipamento de última geração. É inadmissível encontrar um paciente internado em uma cama sem lençol. Esse trabalho faz parte a humanização que a gestão Prefeito Henrique Gomes tanto preza”, frisou o subsecretário de Saúde Leandro.

Henrique comemorou o avanço e mais uma vez firmou seu compromisso com a população. “Não podíamos aceitar que os pacientes do Hospital não tivesse um lençol. Sabemos que é o mínimo, que a cidade ainda não está como desejamos, mas em quatro meses, já conseguimos mostrar onde queremos chegar. Quero agradecer a todos que nos ajudam e só pedir a Deus que continue nos dando força para construir nossa cidade”, finalizou Henrique.