Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Turismo
  • Desenvolvimento Social articula ações do “Carnaval Protegido” para garantir segurança de crianças e adolescentes
WhatsApp Image 2026-02-05 at 14.31.44 (1)

Desenvolvimento Social articula ações do “Carnaval Protegido” para garantir segurança de crianças e adolescentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Armação dos Búzios, por meio da Coordenadoria da Criança e do Adolescente, realizou, nesta quinta-feira (5), uma reunião intersetorial para alinhar as ações do programa Carnaval Protegido, iniciativa voltada à proteção integral de crianças e adolescentes durante o período carnavalesco.

O encontro contou com a participação da secretária da pasta, Josiani Meira,  do secretário de Ordem Pública, Sérgio Ferreira, Gestão SUAS, além de representantes da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA) e o PROGEP (Guarda Mirim).

A ação será realizada a partir do dia 14 de fevereiro e tem como objetivo desenvolver estratégias preventivas, oferecer acolhimento, orientar famílias e responsáveis e garantir resposta rápida diante de situações de risco ou violação de direitos.

Entre as medidas previstas está a instalação de uma tenda fixa na Praça Santos Dumont que funcionará como ponto de referência para acolhimento de crianças e adolescentes, orientação às famílias e encaminhamentos para a rede de proteção, quando necessário. No local, também será realizada a identificação por meio de pulseiras, como forma de reforçar a segurança durante os eventos.

A ação de identificação também será realizada no dia 15 de fevereiro, durante a concentração do bloco Cachaça no Bule, com a instalação de uma tenda no Largo do Ceceu, em Manguinhos. Em ambos os locais, a identificação das crianças ocorrerá a partir da concentração dos Blocos Carnavalescos.

Além disso, equipes itinerantes atuarão nos blocos com maior concentração de público, realizando abordagens preventivas e fortalecendo a presença da rede de proteção social nos espaços festivos.

A iniciativa também prevê ações de acolhimento em casos de desconforto familiar, orientações sobre cuidados e segurança e articulação entre os órgãos parceiros, com foco na redução de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes.

A proposta do Carnaval Protegido é promover um ambiente festivo mais seguro, organizado e comprometido com a garantia dos direitos da infância e juventude no município.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios decreta ponto facultativo durante o Carnaval 2026
Desenvolvimento Social articula ações do “Carnaval Protegido” para garantir segurança de crianças e adolescentes
Projeto “Praia Sem Lixo é um Luxo” leva educação ambiental às praias Azeda e Forno
Carnaval em Búzios terá 08 dias de folia com 24 blocos espalhados pelo município
Búzios: Desconto de 10% no IPTU 2026 vence em 13 de fevereiro
Búzios recebe pela primeira vez a Etapa Mulher – Pink Edition do circuito XRUN

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso