TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Creche Nobelina Alves de Almeida foi inaugurada nesta segunda-feira

A Prefeitura de Búzios realizou mais uma inauguração durante a noite desta segunda-feira (25): a da Creche Escola Municipal Nobelina Alves de Almeida. Participaram da cerimônia, o Prefeito Alexandre Martins, o Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, a família da homenageada e diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.

O Prefeito Alexandre Martins lembrou que ao assumir a prefeitura, a creche não estava terminada e a gestão deu continuidade e a prefeitura concluiu a obra. “Eu entendo o importante para população é ter o serviço, não quem começou o terminou, mas o serviço bem executado”. O Prefeito disse que se sente muito feliz em inaugurar creches e escolas e parabenizou a todos os profissionais da Educação do município pela dedicação ao trabalho.

Dona Nobelina Alves de Alemeida, que dá nome à creche escola, é uma importante cidadã buziana que nasceu em 18 de outubro de 1942 e faleceu em 6 de setembro de 2004, aos 62 anos de idade. Carinhosamente chamada de dona Beloca, ela teve 4 filhos, Elisa, Nilton Cesar, Paulo Sérgio e Diego. Casada com o senhor Nilton de Almeida Braga, dona Beloca tinha como marcas de sua personalidade, a fé, vitalidade, bom humor, sorriso presente, alegria em viver e muita sabedoria. Essa buziana que até hoje deixa saudades nos corações de quem teve o privilégio de conviver com ela, é lembrada como exemplo de fé e generosidade.

Quem chegasse à casa da saudosa dona Beloca, certamente seria convidado a tomar um café ou almoçar e teria um cantinho para dormir em caso de necessidade. Por esses e outros motivos, a prefeitura de Búzios presta essa homenagem a ela, pela memória dessa buziana nativa que tinha como lema de vida a misericórdia e a docilidade.

Durante a falar, um dos filhos de dona Beloca, Nilton César, carinhosamente conhecido com Niltinho de Beloca, destacou a saudade que sente da mãe e lembrou que essa creche foi uma indicação dele enquanto vereador, em 2019, e que foi concluída durante a gestão do Prefeito Alexandre Martins, tendo como resultado a garantia do direito à educação das crianças do município: “Antes era comum pensar que a creche era para os pais deixarem seus filhos para poderem trabalhar, mas ao longo do tempo aprendemos com os profissionais da educação que a creche é para os filhos poderem estudar. Essa é a importância da creche, destacou.

O Secretário de Educação, professor Rodrigo Ramalho, deu início a sua fala dizendo que o dia da inauguração é mais um dia de alegria em Búzios, pois a cidade pode contar com mais esse equipamento educacional: “Essa creche Nobelina já está em funcionamento desde 2022, mas devido às cautelas adotadas em dias de pandemia, optamos por não inaugurar naquele momento. Deixo aqui meus agradecimentos a toda equipe da Educação do município, que não mede esforços para que os avanços continuem e a todos os servidores, independente do setor de atuação, porque vocês contribuem muito para os avanços da nossa cidade, fazendo com que a máquina pública funcione”, disse Rodrigo.

A nova creche tem capacidade para atender até 116 estudantes e conta com quatro salas integrais e quatro parciais, sendo: Creche II, a partir de 1 ano; Creche III, a partir de 2 anos; Creche IV, a partir de 3 anos. Possui 61 funcionários, entre professores, diretores, dirigentes de turno, auxiliar de creche, supervisora, orientadora, auxiliar administrativo, porteiro, inspetor, merendeira, auxiliar de cozinha vigia e agentes de limpeza. Buscando o pleno desenvolvimento do educando, a creche realiza vários projetos próprios como a valorização da cultura caiçara, o Projeto Arte de Brincar e Aprender e a Festa Literária.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso