Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • CRAS de Búzios promovem rodas de conversa sobre os 35 anos do ECA e reforçam compromisso com a proteção da infância
WhatsApp Image 2025-07-16 at 15.57.07 (1)

CRAS de Búzios promovem rodas de conversa sobre os 35 anos do ECA e reforçam compromisso com a proteção da infância

Em alusão aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), celebrado no último dia 13 de julho, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios promoveu rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros José Gonçalves e Cem Braças, nos dias 15 e 16 de julho.

A atividade teve como foco conscientizar os usuários dos serviços socioassistenciais sobre a importância histórica do ECA, os avanços que ele proporcionou e os desafios atuais na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

As palestras foram conduzidas por Ana Júlia Valuche, coordenadora da Criança e do Adolescente do município, e contaram com a participação ativa das famílias acompanhadas pelos CRAS.

As rodas de conversa realizadas pelos CRAS de José Gonçalves e Cem Braças fazem parte do compromisso da Prefeitura de Búzios com o fortalecimento da rede de proteção social e da garantia de direitos de crianças e adolescentes no território.

De forma didática e participativa, os encontros abordaram temas como o papel das famílias e dos profissionais da assistência social na escuta, no acolhimento e no encaminhamento de situações de vulnerabilidade ou violação de direitos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda informa que uma nova roda de conversa com o mesmo tema será realizada no CRAS do bairro Rasa, no próximo dia 23 de julho, às 14h. A atividade é aberta às famílias acompanhadas pelo serviço e faz parte das ações educativas e preventivas da pasta.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é a principal legislação brasileira voltada à proteção dos direitos da infância e adolescência. Foi instituído pela Lei Federal nº 8.069, em 13 de julho de 1990, a partir do reconhecimento, na Constituição de 1988, de que crianças e adolescentes devem ser tratados como sujeitos de direitos – e não mais apenas como “menores” em situação de vulnerabilidade ou carência.

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso