Coronavírus

PORTAL DO CORONAVÍRUS

#fiqueemcasa

O município de Búzios disponibiliza 12 (doze) leitos para acolher pacientes com sintomas graves de COVID-19, além de mais 4 (quatro) leitos para pacientes com sintomas moderados.

A PREVENÇÃO É A MELHOR AÇÃO!

A Prefeitura de Búzios está acompanhando a evolução da epidemia de coronavírus na região, servindo-se de estudos, experiências de cidades internacionais, leis e opiniões técnicas, para adaptar suas decisões.

As medidas tomadas podem ser atualizadas com frequência. Aconselhamos a todos que sigam as nossas mídias oficias para estarem em dia com as informações e orientações emitidas pela prefeitura.

A Prefeitura de Búzios vai vacinar os idosos, contra a gripe, em casa. Pedimos a todas as pessoas que tenham 60 anos ou mais, mesmo que não estejam cadastrados na Saúde de Búzios, que enviem uma mensagem com nome completo, data de nascimento e localização para o WhatsApp (22) 99730-4881. Elas também devem identificar seus domicílios com algum objeto amarelo visível, para facilitar o acesso das equipes de vacinação.

Fique por dentro das Novidades; Últimas Notícias

COMO É FEITA A TRANSMISSÃO?

Catarro, Tosse, Espirro e Gotículas de Saliva

Contato próximo, com pessoa infectada (toque ou aperto de mão).

Contato com objeto ou superfície contaminadas. Em seguida tendo contato com boca, nariz ou olhos.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum

Febre

Tosse

Falta de ar

COMO SE PROTEGER?

Principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas

LAVE AS MÃOS

Após tossir ou espirrar

Depois de cuidar de pessoas

Após ir ao banheiro

Antes e depois de comer.

AO ESPIRRAR E TOSSIR

Cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de higienizá-las

Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos

Use, preferencialmente, lenços

FIQUE ATENTO (A)

Caso tenha chegado de viagem de países que possuem casos confirmados e esteja a apresentando sintomas suspeitos, você deverá:

Evitar o contato com outras pessoas

Procurar um serviço médico

Seguir as recomendações

Quem apresentar os sintomas deverá procurar qualquer serviço de saúde imediatamente.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que uma pessoa com sintomas deve fazer?

Procurar o serviço de saúde mais próximo, como um Pronto Atendimento, para análise inicial. Se o quadro for compatível com a definição de caso, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

É preciso usar máscaras?

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos.

Como é o tratamento?

NÃO HÁ REMÉDIOS E VACINAS ESPECÍFICAS PARA O COVID-19. POR ISSO, OS MÉDICOS TRATAM APENAS OS SINTOMAS. SÃO INDICADOS REPOUSO E CONSUMO DE BASTANTE ÁGUA. ALÉM DE ALGUMAS MEDIDAS ADOTADAS PARA ALIVIAR OS SINTOMAS.NO S CASOS MAIS GRAVES, O TRATAMENTO É A INTERNAÇÃO.

Quando se deve procurar o serviço de saúde?

SE VOCÊ TEM SINTOMAS DE GRIPE OU RESFRIADO, MAS APRESENTA BOM ESTADO GERAL, FIQUE EM CASA POR 14 DIAS PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS. FAÇA REPOUSO E SIGA AS MEDIDAS DE HIGIENE PARA REDUZIR O RISCO AOS SEUS FAMILIARES.

SE VOCÊ TEM PIORA DO ESTADO GERAL, CANSAÇO OU DIFICULDADE PARA RESPIRAR, PROCURE UMA EMERGÊNCIA. O MÉDICO DECIDIRÁ SE VOCÊ NECESSITA DE INTERNAÇÃO OU EXAME PARA O CORONAVÍRUS.

BEBÊS E CRIANÇAS MENORES DE SEIS ANOS, GESTANTES, PUÉRPERAS, MAIORES DE 60 ANOS, E PESSOAS COM DOENÇAS PREEXISTENTES DEVEM SER AVALIADAS POR PROFISSIONAL DE SAÚDE CASO APRESENTEM FEBRE E SINTOMAS RESPIRATÓRIOS.

FECHAR ACESSIBIILIDADE