Conclusão do curso de capacitação em cannabis medicinal em Búzios

O curso de capacitação em manuseio, cultivo e extração de óleo medicinal de cannabis, apoiado pela Prefeitura de Búzios, através da Coordenadoria de Saúde Mental e Secretaria Municipal de Educação, concluiu suas atividades nesta quarta-feira (16). A iniciativa, promovida pela Associação Abracadabra, reuniu 50 participantes, todos residentes em Búzios, abrangendo uma diversidade de profissionais, desde agricultores até biólogos, psicólogos e advogados. Este grupo diverso dedicou-se à formação de uma associação dedicada ao plantio e cultivo da cannabis para fins medicinais.

O curso, ministrado pelo renomado professor Gilberto Donezzeti, da UFRJ, teve como tema “Pelo Direito de Plantar o Próprio Remédio”. Além do apoio da Prefeitura, a iniciativa contou com a colaboração da OAB Búzios, evidenciando o compromisso da comunidade local com o acesso à informação e aos benefícios terapêuticos da cannabis medicinal.

Durante os dias 24 e 31 de outubro, e 7 a 14 de novembro, os participantes foram capacitados não apenas no cultivo da planta, mas também na extração do óleo, sua prescrição e outros aspectos relacionados. O evento teve como sede a Escola Municipal Nicomedes Theotonio Vieira, em Manguinhos, reforçando o engajamento da comunidade escolar na promoção da informação e educação sobre a cannabis medicinal.

A conclusão do curso marca um passo significativo na busca por conhecimento e autonomia para o cuidado com a saúde, destacando o papel ativo da sociedade buziana na busca por soluções terapêuticas inovadoras e acessíveis. “Este é um momento crucial para nossa comunidade, onde fortalecemos o acesso ao conhecimento sobre a cannabis medicinal. Parabenizo a todos os participantes por seu empenho”, destaca o prefeito Alexandre Martins, presente na entrega dos certificados. O município reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de práticas conscientes e seguras relacionadas ao uso medicinal da cannabis em Búzios.