Colaboradores das UBS de Búzios recebem orientações sobre biossegurança e prevenção de acidentes

Na ocasião os servidores também puderam atualizar as carteiras de vacinação

Colaboradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Búzios, receberam da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (6), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do município, orientações sobre biossegurança e prevenção de acidentes no local de trabalho. Os servidores também tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação.

Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, controle, minimização ou eliminação dos riscos presentes nas atividades de trabalho. A coordenadora de Saúde do Trabalhador, Hertine Luna, que realizou a palestra e orientações, junto com a responsável pelo setor de Educação em Saúde, Maria Ogilsa Alves Bhering Maia, explicou que, como a UBS é um ambiente em que se promove um atendimento à saúde das pessoas, é vital a adoção dessas práticas para a segurança dos trabalhadores.

“ Além da oportunidade de aprenderem sobre os cuidados a serem tomados no trabalho dentro de uma unidade de saúde, o encontro foi importante também para que todos completassem o esquema vacinal. Sendo imunizados contra diversas doenças, o que é fundamental para a proteção de todos”, reforçou Hertine.

As UBS oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo SUS, incluindo: acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, educação em saúde, entre outras.