Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

CAAPE-Rasa será inaugurado em 18 de setembro

A Prefeitura de Búzios realizará mais uma inauguração no bairro Rasa, o CAAPE, que fica localizado na Rua da Assembleia, nº 14, Vila Verde. O evento está marcado para às 18h.

Como parte das comemorações pela passagem do 20º aniversário do CAAPE e, pensando no bem estar da população da Rasa e adjacências, no dia 18 de setembro de 2023, a comunidade poderá testemunhar a inauguração do tão sonhado Polo do CAAPE da Rasa.

O Centro de Atendimento e Apoio Pedagógico ao Educando – CAAPE é parte integrante da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, tendo como principal objetivo o refinamento do olhar sobre as dificuldades na aprendizagem que os estudantes apresentam e tanto emperram o caminho na Rede Municipal de Ensino de Armação dos Búzios.

Atuando desde de 31 de outubro de 2003, o CAAPE realiza atendimento aos estudantes com dificuldade de aprendizagem, em regime de contra turno, buscando amenizar os ecos dessas dificuldades em suas vidas, considerando os aspectos pedagógicos, familiares, sociais e psíquicos. Para tanto, conta com profissionais de várias áreas do conhecimento: arteterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, professor da sala de aprendizagem, professor de braile e professor / intérprete de libras. Todos com o trabalho pautado nos princípios da legalidade, da impessoalidade, da igualdade, da liberdade e da publicidade.

O CAAPE Rasa conta com um espaço amplo, acolhedor e com acessibilidade, que foi pensado e preparado especialmente para os estudantes do bairro. Seu espaço estrutural conta com 01 recepção, 05 salas temáticas (aprendizagem / arteterapia / fonoaudiologia / psicologia / psicopedagogia), 03 banheiros (sendo 01 totalmente adaptado), 01 cozinha, 01 área de serviço, 01 amplo refeitório, rampa de acesso, além de brinquedos e horta, que muito auxiliarão o trabalho pedagógico com os estudantes. As suas salas temáticas terão capacidade para dar suporte pedagógico semanal a até 80 estudantes, com a possibilidade de realizar mais de 320 atendimentos especializados pela equipe técnica multiprofissional. Toda logística de atendimento e apoio aos estudantes será coordenada pela Diretora Adjunta do Polo Rasa, Professora Psicopedagoga, Danielly de Souza Conceição, e Direção do Professor Severino Ramos.

Essa iniciativa partiu das solicitações dos moradores da Rasa, que buscaram o atendimento local para minimizar os problemas de aprendizagem dos seus filhos. Assim, o Prefeito Alexandre Martins, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, na pessoa do Secretário Professor Rodrigo Ramalho, realizou esse desejo coletivo. O CAAPE Rasa surge nesse contexto, buscando elevar a autoestima dos estudantes matriculados nas Unidades Escolares da Rasa e adjacências, com foco na melhoria de toda a Educação Buziana.