Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Educação
  • CAAPE de Búzios atende mais de 200 alunos da rede municipal
CAAPE

CAAPE de Búzios atende mais de 200 alunos da rede municipal

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia trabalha no sentido que todos tenham educação de qualidade.  Nessa perspectiva, o Centro de Atendimento e Apoio Pedagógico ao Educando (CAAPE) é um local de apoio a todos os alunos da rede municipal com dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais.

O conceito de inclusão é compreendido como o acolhimento de todas as pessoas, independente de suas especificidades, aos espaços e serviços que quiserem ou necessitarem.

O CAAPE atende mais de 200 alunos da rede, e tem como base duas equipes: aprendizagem e inclusão. Aprendizagem tem a função de auxiliar os alunos com dificuldade através de atendimentos com foco pedagógico. A equipe é formada por: duas arteterapeutas, duas professoras da sala de aprendizagem, duas Psicólogas, uma Psicopedagoga, uma Assistente Social, duas Estagiárias de Psicologia e uma Estagiária de Assistência Social. São 96 alunos inscritos e 65 que freqüentam com regularidade.

Na aprendizagem a equipe faz atendimento semanal com as crianças da rede municipal com dificuldades para assimilar o conteúdo dado em sala de aula. O transporte do CAAPE leva e busca os estudantes que participam do rodízio. Eles passam pelos profissionais técnicos, onde serão desenvolvidas as potencialidades do aluno, buscando auxiliar a superar as dificuldades de aprendizagem.

Na inclusão as professoras de apoio acompanham os alunos na Unidade Escolar, seguindo a Lei Brasileira da Inclusão. O CAAPE faz a capacitação dos professores e mantém contato constante com as famílias dos assistidos.  A inclusão promove a formação continuada dos Professores de Apoio, onde é realizado o acompanhamento pedagógico dos alunos dentro das Unidades Escolares. São 131 alunos inclusos assistidos pelos CAAPE.

A equipe é composta por Coordenadora Pedagógica, Fonoaudióloga e uma Psicopedagoga. São cerca de 100 Professores de Apoio que atuam nas escolas, diretamente com os alunos inclusos.

Sobre a Lei

Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que afirma a autonomia e a capacidade dos cidadãos com deficiência para exercerem atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas. Trata da acessibilidade e da inclusão em diferentes aspectos da sociedade.

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso