Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-05-21 at 14.10.48

Búzios vai sediar o II Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (CIRS) em 2025

Na manhã desta quarta-feira (10), foi realizada a reunião de apresentação da segunda edição do Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (CIRS), que será sediado em Búzios entre os dias 6 a 10 de outubro. O encontro reuniu vários secretários municipais além de autoridades e representantes do setor ambiental, para alinhar os detalhes do evento, que promete reunir especialistas, gestores públicos, instituições e delegações internacionais em torno de soluções sustentáveis para o futuro.

Após o sucesso da primeira edição em 2023, Búzios se consolida como um polo estratégico para a discussão de temas essenciais como abastecimento de água, resíduos, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. O prefeito Alexandre Martins destacou a importância da conscientização ambiental e adiantou projetos que serão apresentados durante o congresso, como a construção da usina de reciclagem no município. A unidade será equipada para trituração de galhos, restos de obras, vidro, além de contar com esteiras para separação de alumínio e outros materiais recicláveis.

“Reciclar não é fácil, mas é necessário. Precisamos conscientizar a população sobre o quanto produzimos de lixo e trabalhar juntos para buscar soluções para o futuro”, afirmou o prefeito. Ele também explicou que a economia gerada pela usina poderá ser revertida em investimentos importantes, como a construção de novas escolas.

Durante o evento, Búzios contará com o apoio de instituições portuguesas, especialmente de Cascais, cidade referência em inovação e sustentabilidade. A subsecretária de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Ana Asti, ressaltou que o Governo do Estado busca cidades como Búzios para impulsionar o desenvolvimento social aliado à preservação ambiental, especialmente em regiões litorâneas, que concentram cerca de 80% da população fluminense e um dos maiores PIBs do estado.

Com curadoria técnica especializada, o CIRS terá painéis voltados ao público e iniciará ações educativas nas escolas, reforçando o compromisso de Búzios com a educação ambiental desde a infância. O congresso é realizado em parceria com a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMA) e pretende mobilizar gestores de todo o país para pensar políticas públicas que priorizem a vida e o futuro das próximas gerações.

Notícias Relacionadas

Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso