TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Búzios reforça a importância do aleitamento materno no Agosto Dourado e anuncia novidades

Para além do incentivo à amamentação, já realizada cotidianamente pelo município, agora o “teste da linguinha” é realizado no Hospital Rodolpho Perissé; e haverá mutirão de frenectomia

No Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), em Búzios, abriu, segunda-feira (8),  as comemorações do “Agosto Dourado”, mês que visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.  Na abertura, que contou com palestra para a equipe, foi anunciada a implantação do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, popularmente conhecido como o “teste da linguinha” e, também, que, ainda este mês, haverá o “Mutirão de Frenectomia” na unidade, a remoção do frênulo lingual, o que causa a anquiloglossia (língua presa).

O aleitamento materno aumenta as taxas de amamentação no mundo pode salvar a vida de centenas de milhares de crianças com menos de seis meses de idade, e a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro e fora do mês de agosto, realiza ações para incentivar o aleitamento materno através de capacitação e estratégias de educacionais junto à comunidade.  

“O aleitamento materno faz parte das medidas fundamentais de saúde preventiva, que já é uma preocupação cotidiana da rede, e que vamos reforçar neste mês.”, comentou o secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer.

Sobre o “teste da linguinha”, fundamental para diagnosticar de forma precoce alguns problemas e limitações da língua, que podem ser causadas por deformações no frênulo lingual, aquela parte de baixo da língua, que muitos chamam de “freio”, levando à língua presa, a médica neonatal Fernanda Mello, coordenadora da ala neonatal do HMRP, explica: “Nos bebês, esse problema pode comprometer funções importantes como sugar, engolir, falar ou mastigar, prejudicando a alimentação e, posteriormente, a fala”. Já com o mutirão, a Secretaria de Saúde realizará a frenectomia em cerca de 20 crianças, zerando a fila de espera.  

Padrão ouro

O Agosto Dourado foi estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso