Búzios recebe Torneio Círculo Único – Pintor Mirim

Nesta sexta-feira (3), O Espaço Cultural Zanine recebe a exposição do “Torneio Círculo Único – Pintor Mirim”, um projeto sem fins lucrativos que está mobilizando estudantes de 7 a 10 anos das escolas públicas do Brasil em uma competição de pintura. Organizado em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Patrimônio Histórico, O projeto tem produção e curadoria de Priscila Allegretti do Movimento Círculo Único. Ela estará presente na exposição a partir das 9h.

O torneio busca eleger os 10 talentos mirins de cada município, que posteriormente poderão representar a vanguarda da arte contemporânea brasileira. A iniciativa, que já passou por diversas regiões do país, chega agora a Búzios. A premiação está marcada para o dia 3 de maio, com a exposição dos trabalhos vencedores aberta ao público até o dia 17 do mesmo mês, no Espaço Cultural Zanine.

Ao todo, serão expostos 110 trabalhos provenientes de todas as 11 escolas participantes, englobando estudantes de 7 a 10 anos. Esta faixa etária é reconhecida pela intensa criatividade, conforme indicado por estudos de neurociência e lógica, que apontam para uma queda gradual dessa capacidade ao longo dos anos. A valorização das aulas de arte e o estímulo à criatividade infantil são objetivos centrais do torneio, que busca também proporcionar oportunidades para crianças talentosas e apaixonadas pela pintura, independentemente de sua condição socioeconômica.

Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, o projeto tem como meta alcançar mais de 400 escolas em diversos municípios do país, nos próximos anos. Através dessa iniciativa, busca-se não apenas reconhecer o potencial artístico das crianças, mas também fomentar o sentimento de pertencimento à cultura e ao patrimônio local, fortalecendo laços comunitários e incentivando o desenvolvimento criativo das futuras gerações.