Nesta terça-feira (11), as secretarias de Obras e Projetos, Saneamento e Drenagem e Governo em parceria com a Prolagos realizaram uma Operação Esgoto Zero em João Fernandes, utilizando uma técnica chamada “inspeção por câmera”, que envolve a utilização de uma câmera especializada, na qual é inserida na tubulação fluvial para capturar imagens do interior.

Essas câmeras são equipadas com iluminação própria, pois o interior das tubulações, é geralmente escuro. Além disso, as câmeras podem ser equipadas com sensores para detectar problemas como vazamentos, obstruções ou corrosão.

Durante a Operação Esgoto Zero, foi identificado uma cisterna com supercloração na água, em frente a uma pousada, com ligação direta na rede pluvial. Os responsáveis pelo estabelecimento comercial, ao serem abordados pela equipe da Operação, disseram desconhecer a ligação na rede pluvial, se comprometendo a tampar as tubulações e aterrar a cisterna na calçada.

Com a Operação Esgoto Zero em João Fernandes, a Prefeitura de Búzios dá mais um passo importante em direção à melhoria da qualidade de vida dos moradores e à preservação do meio ambiente. Essa ação, que visa eliminar os esgotos in natura na região, é um exemplo concreto do compromisso da Prefeitura em garantir um futuro mais sustentável e saudável para o município.
