Pular para o conteúdo
Gradiente CSS
♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Saúde
  • Búzios participa de debate sobre cuidado em liberdade no Dia da Luta Antimanicomial
WhatsApp Image 2026-05-21 at 13.58.04

Búzios participa de debate sobre cuidado em liberdade no Dia da Luta Antimanicomial

Coordenador do CAPS do município destacou avanços da reforma psiquiátrica e a experiência de Búzios na construção da rede de saúde mental

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou nesta terça-feira (20) do evento “CAPS e o cuidado em liberdade: interdisciplinaridade e produção de vida”, realizado no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial.

Representando o município, o psicólogo, psicanalista e coordenador do CAPS de Búzios, José Tadeu Freire, integrou a mesa da manhã ao lado de profissionais de diferentes áreas da saúde e assistência social, em um debate voltado à construção do cuidado em liberdade após a Reforma Psiquiátrica brasileira.

A luta antimanicomial é um movimento social e da saúde mental iniciado no Brasil na década de 1980, que defende o fim do modelo de internações psiquiátricas isoladas e violentas, substituindo os antigos manicômios por uma rede humanizada de cuidado territorial, baseada em acolhimento, convivência social e tratamento comunitário através dos CAPS e outros serviços públicos.

Durante sua participação, Tadeu destacou a importância da troca de experiências entre profissionais e municípios. “Foi um encontro muito rico e satisfatório, especialmente pela possibilidade de partilhar a experiência de Búzios dentro da construção da luta antimanicomial, um processo que começou em 1987 e desde então não parou mais”, afirmou.

Segundo ele, o debate também reforçou a importância do cuidado interdisciplinar e da consolidação das políticas públicas de saúde mental voltadas à liberdade, inclusão e garantia de direitos dos usuários do SUS.

A mesa contou ainda com a participação da enfermeira Ana Carolina Attisano Vicente, da fonoaudióloga e professora da UFF Beatriz Paiva Bueno e da assistente social Viviane Ambrósio Guimarães, coordenadora do NAVI de São Pedro da Aldeia. A mediação foi realizada pela docente da UVA Rosemary Calazans Cypriano.

O evento reuniu profissionais, estudantes e representantes da rede de saúde mental da Região dos Lagos para discutir os avanços e desafios da Reforma Psiquiátrica e das políticas públicas de cuidado psicossocial no país.

Notícias Relacionadas

BúziosPrev esclarece informações sobre a Operação Umbra, deflagrada pela Polícia Federal
Búzios marca presença no II Festival Internacional Goitacá de Cinema
Parceria entre Pesca e Desenvolvimento Social garante atendimento do Cadastro Único a pescadores de Búzios
Búzios realiza mutirão de cirurgias vasculares neste sábado no Hospital Rodolpho Perissé
Cultura de Búzios promove encontro com agentes culturais e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa
Búzios realiza roda de conversa em alusão ao Dia Nacional do Orgulho Lésbico

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso