TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

BÚZIOS INICIA VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 10 A 14 ANOS

A Secretaria de Saúde de Búzios iniciou nesta segunda-feira (20), a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. A campanha de vacinação acontece em todos os postos de saúde do município, com horários de atendimento das 9h às 16h nos bairros Capão, José Gonçalves, Baia Formosa, Arpoador, Geribá, Ferradura e Brava, e das 8h às 18h nos bairros Cem Braças, São José, Rasa e na Clínica da Família.

Para receber o imunizante, o menor de idade deve estar acompanhado de um responsável e apresentar CPF e a carteira de vacinação, caso possua. O esquema vacinal é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A faixa etária da campanha foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.

As exceções são gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida — como terapias imunossupressoras, infecção por HIV sintomática ou evidência de função imunológica comprometida — e pessoas com hipersensibilidade aos componentes da vacina. Quem teve quadro recente de dengue deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber o imunizante, e quem tem sintomas da doença (como febre e dor no corpo) deve buscar atendimento médico e avaliar a possibilidade da vacinação.

O secretário de Saúde, Leônidas Heringer, destacou a importância da vacinação: “A vacinação contra a dengue é um avanço significativo na luta contra essa doença. É fundamental que as crianças de 10 a 14 anos sejam imunizadas para que possamos reduzir os casos e complicações da dengue em nosso município.”

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode evoluir para quadros graves. Até o momento, não existe um medicamento específico para o tratamento da dengue, o que torna a vacinação uma medida essencial para a prevenção e controle da doença. A vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.

A enfermeira Priscila Merlin, da gerência de imunização, reforçou a necessidade da adesão à campanha: “A vacinação é uma medida preventiva crucial. Contamos com a participação dos pais e responsáveis para levarem suas crianças aos postos de saúde e garantirem a proteção contra a dengue.”

blank

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso