Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Ambiente e Urbanismo
  • Búzios inicia projeto de coleta seletiva através das escolas Nicomedes, Ciléa Barreto e Darcy Ribeiro
WhatsApp Image 2024-05-22 at 19.42.37 (1)

Búzios inicia projeto de coleta seletiva através das escolas Nicomedes, Ciléa Barreto e Darcy Ribeiro

Prefeitura de Búzios inicia implantação da coleta seletiva na cidade através da educação ambiental nas escolas municipais. Nesta terça-feira (21), o prefeito Alexandre Martins recebeu os representantes da Empresa vencedora da licitação da coleta seletiva do lixo e de educação ambiental do município, para conhecer o projeto.

Durante a reunião, o prefeito Alexandre Martins, disse que está empenhado em resolver todas as questões relacionadas à coleta de lixo: “Discutimos estratégias para a implantação do programa de coleta seletiva, abordando os desafios e as soluções para tornar esse projeto uma realidade. Estamos empenhados em resolver todas as questões relacionadas à coleta de lixo e em promover uma maior conscientização sobre a importância da separação adequada dos resíduos. Nosso compromisso é continuar trabalhando incansavelmente para que nossa cidade esteja sempre limpa e organizada. A participação de todos é essencial para o sucesso dessa iniciativa”.

A implantação de um projeto de coleta seletiva envolve o desenvolvimento de três etapas: planejamento, implantação e manutenção.

Neste primeiro momento, o projeto está sendo implantado nas escolas públicas municipais Professor Darcy Ribeiro, que fica no centro, Nicomedes, que fica em Manguinhos, Professora Ciléa Maria Barredo, que fica no bairro da Rasa, e Professora Regina da Silveira, que fica no bairro São José. O projeto inclui as 28 escolas municipais.

O objetivo é introduzir nos estudantes a conscientização pelo consumo consciente e pelo descarte correto dos resíduos recicláveis, fazê-los entender que aquilo que parece lixo, na verdade não é lixo, aquilo é um ativo, e é um ativo que tem caráter econômico, porque ele gera riqueza, ele tem caráter ambiental, porque ele não vai voltar, ele não vai ser levado para a natureza de maneira irregular, e ele vai voltar para o processo produtivo, ou seja, vai reduzir a extração de matéria, pois as crianças são os melhores vetores para que se implante as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento.

As escolas públicas serão equipadas com os contentores e os contêineres para as estações primárias e secundárias dos Descartes, cada escola com a sua capacidade de geração devidamente calculada.  Além disso, terá tecnologia, material técnico e didático para o ambiente escolar, para que professores e alunos, possam interagir, implementar a prática cotidiana da separação dos resíduos, da classificação dos resíduos, entender toda essa cadeia logística dos resíduos, entender que isso é produção de riqueza.

A coleta seletiva é um processo que separa e recolhe de todo o lixo seco descartado pelas empresas, comércios e residências. Nessa seleção, o lixo que pode ser reciclado é separado dos resíduos orgânicos. Esse lixo orgânico, geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários ou viram compostagem.

Também será implantado no município, uma central de triagem que vai receber todos esses resíduos recicláveis, a fim de prepará-los da maneira correta para que esses resíduos sejam encaminhados para os recicladores, que são as indústrias. E é nessa central de triagem que as cooperativas que aderirem ao projeto poderão laborar e utilizar para que, ao invés de estarem catando na rua, eles possam receber os resíduos previamente classificados vindo das escolas e tem um ambiente saudável para que eles possam então fazer todo o pré-preparo para encaminhar para os recicladores.

A Coleta seletiva tem o caráter solidário, que é envolver as cooperativas, e dar formalidade a essas pessoas que vivem dessa insegurança da catação de resíduos pela cidade.

Além disso, a implementação da coleta seletiva nas escolas ainda tem o caráter de economia do erário público. Esses resíduos que outrora eram destinados ao aterro sanitário e que o município paga por toneladas, vão deixar de ir para o aterro sanitário, com isso o município economiza em despesas. Também arrecadará mais através do repasse do ICMS ecológico, mais conhecido como ICMS verde.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município
Prefeitura de Búzios abre inscrições para cursos gratuitos nas Casas da Mulher Buziana, em parceria com o Senac e a Firjan, nesta segunda-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso