Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-05-09 at 09.05.35 (1)

Búzios inicia pré-conferências da Assistência Social com foco na construção do planejamento decenal 2027-2037

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios iniciou, nesta quinta-feira (8), as pré-conferências municipais da Assistência Social. Os encontros têm como objetivo ouvir trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e usuários dos serviços, visando à construção de propostas que serão apresentadas na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para o dia 26 de junho.

A conferência deste ano terá como principal função mobilizar os envolvidos na política socioassistencial para a elaboração do novo planejamento decenal, que irá abranger o período de 2027 a 2037. Entre as propostas em discussão estão o fortalecimento da intersetorialidade entre a assistência social e as políticas de trabalho e renda; a criação de um plano de ação voltado à inclusão laboral, aprendizagem e empreendedorismo social; e a execução dessas ações com transparência.

Outras prioridades incluem o reforço da proteção social no município, com atendimentos mais preventivos e protetivos; o uso estratégico do Cadastro Único para o planejamento de projetos e serviços; e a qualificação contínua dos profissionais da área, tanto do governo quanto da sociedade civil, para garantir práticas alinhadas às diretrizes da política nacional de assistência.

A primeira pré-conferência contou com a participação da sociedade civil e foi mediada pelas assistentes sociais Fernanda Braga e Solange Pereira. Estiveram presentes a secretária da pasta, Josiani Meira, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Erika Valle.

Durante a abertura, a secretária destacou a importância de dar visibilidade ao trabalho realizado nos equipamentos da assistência, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e reforçou que a escuta ativa é essencial para o aprimoramento dos serviços oferecidos.

As próximas pré-conferências já estão com datas e locais definidos:

                •             13/05/2025 – 13h – CRAS José Gonçalves

Eixo: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades.

                •             20/05/2025 – 08h – Secretaria da Pessoa com Deficiência

Eixo: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional.

                •             22/05/2025 – 13h – CRAS Rasa

Eixo: Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS.

                •             30/05/2025 – 10h – Secretaria do Idoso

Eixo: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

As pré-conferências seguem acontecendo nos territórios atendidos pelos serviços socioassistenciais do município, fortalecendo o diálogo entre gestão, trabalhadores e usuários.

Notícias Relacionadas

Projeto “Praia Sem Lixo é um Luxo” mobiliza turistas e crianças nas praias Bandeira Azul de Búzios
Bloco “Não é Não” reúne centenas de foliões na Orla Bardot e reforça combate ao assédio no Carnaval
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada Álvaro Elídio Gonçalves para obras de drenagem
Prefeitura de Búzios realiza ação Carnaval Protegido para garantir segurança de crianças e adolescentes durante a folia
Calendário Escolar no período de Carnaval
Prefeitura de Búzios realiza Operação “Ande Legal” para reforçar fiscalização de veículos

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso