TTUR

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Búzios inicia pré-conferências da Assistência Social com foco na construção do planejamento decenal 2027-2037

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios iniciou, nesta quinta-feira (8), as pré-conferências municipais da Assistência Social. Os encontros têm como objetivo ouvir trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e usuários dos serviços, visando à construção de propostas que serão apresentadas na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para o dia 26 de junho.

A conferência deste ano terá como principal função mobilizar os envolvidos na política socioassistencial para a elaboração do novo planejamento decenal, que irá abranger o período de 2027 a 2037. Entre as propostas em discussão estão o fortalecimento da intersetorialidade entre a assistência social e as políticas de trabalho e renda; a criação de um plano de ação voltado à inclusão laboral, aprendizagem e empreendedorismo social; e a execução dessas ações com transparência.

Outras prioridades incluem o reforço da proteção social no município, com atendimentos mais preventivos e protetivos; o uso estratégico do Cadastro Único para o planejamento de projetos e serviços; e a qualificação contínua dos profissionais da área, tanto do governo quanto da sociedade civil, para garantir práticas alinhadas às diretrizes da política nacional de assistência.

A primeira pré-conferência contou com a participação da sociedade civil e foi mediada pelas assistentes sociais Fernanda Braga e Solange Pereira. Estiveram presentes a secretária da pasta, Josiani Meira, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Erika Valle.

Durante a abertura, a secretária destacou a importância de dar visibilidade ao trabalho realizado nos equipamentos da assistência, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e reforçou que a escuta ativa é essencial para o aprimoramento dos serviços oferecidos.

As próximas pré-conferências já estão com datas e locais definidos:

                •             13/05/2025 – 13h – CRAS José Gonçalves

Eixo: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades.

                •             20/05/2025 – 08h – Secretaria da Pessoa com Deficiência

Eixo: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional.

                •             22/05/2025 – 13h – CRAS Rasa

Eixo: Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social no SUAS.

                •             30/05/2025 – 10h – Secretaria do Idoso

Eixo: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

As pré-conferências seguem acontecendo nos territórios atendidos pelos serviços socioassistenciais do município, fortalecendo o diálogo entre gestão, trabalhadores e usuários.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso