Pular para o conteúdo
Gradiente CSS
♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Saúde
  • Búzios é premiada na Mostra Estadual de Boas Práticas em Saúde da População Negra
WhatsApp Image 2025-06-03 at 18.47.05 (1)

Búzios é premiada na Mostra Estadual de Boas Práticas em Saúde da População Negra

Nesta terça-feira (03), o município de Armação dos Búzios foi premiado durante a Mostra de Boas Práticas de Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), realizada no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio de Janeiro. O evento reuniu quase 40 experiências bem-sucedidas de diferentes municípios fluminenses, com o objetivo de promover o intercâmbio de ações voltadas à promoção da equidade racial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta de Búzios, voltada à atenção integral às comunidades quilombolas, destacou-se pela inovação, sensibilidade cultural e efetividade no cuidado, sendo reconhecida como uma das iniciativas mais relevantes do encontro.

A atividade tem como foco estimular, fortalecer e divulgar ações que garantam o direito à saúde da população negra, valorizando soluções que respeitem as especificidades culturais, territoriais, sociais e ambientais dessa parcela da população.

O município de Búzios foi selecionado com seu portfólio de projetos voltados à promoção da saúde integral nas comunidades quilombolas, com destaque para o trabalho desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da Baía Formosa (UBS). As ações têm como foco a qualificação da atenção básica, a ampliação do acesso e a escuta ativa da população, em um modelo que valoriza a participação comunitária na construção das políticas públicas de saúde.

A proposta busca consolidar a integração das políticas municipais com as diretrizes nacionais, garantindo que o cuidado seja ofertado de maneira equitativa, contínua e culturalmente sensível.

O secretário de Saúde, Leônidas Heringer, comemorou a conquista e ressaltou a importância do reconhecimento: “Essa foi a primeira mostra de experiências voltadas ao cuidado em saúde da população negra, política implantada em 2009 e que ainda enfrenta desafios para ser efetivada na prática. O evento, organizado pela UFRJ em parceria com a Fiocruz, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e o COSEMS, selecionou projetos de todo o estado. O trabalho de Búzios, desenvolvido na UBS da Baía Formosa, foi apresentado pelo agente comunitário Filipe e premiado pela relevância, sensibilidade e pela forma como integra a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no cotidiano do atendimento à população quilombola”.

O reconhecimento reforça o compromisso de Búzios com uma saúde pública mais justa, inclusiva e sensível às especificidades da população negra e quilombola. A premiação valoriza o esforço da gestão municipal em desenvolver políticas que promovem equidade no SUS, com foco no acolhimento, no respeito à diversidade cultural e na participação ativa das comunidades. Trata-se de um resultado que demonstra o impacto positivo de ações integradas entre os profissionais de saúde e a população, fortalecendo um modelo de cuidado mais humano e representativo.

Notícias Relacionadas

CRAS de Cem Braças recebe sensibilização sobre letramento LGBTQIAPN+ voltada ao atendimento da população
Prefeitura de Búzios mantém Grupo de Valorização da Vida com encontros semanais no CAPS
 Defesa Civil de Búzios alerta para previsão de chuva fraca a moderação na região
Prefeitura promove ação ambiental na Lagoa dos Ossos neste domingo
Prefeitura de Búzios conclui entrega dos kits completos de uniformes escolares para alunos da rede municipal
Secretaria da Pesca promove Festa dos Pescadores 2026 neste domingo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso