Búzios conquista destaque positivo a nível mundial: O Selo Bandeira Azul para a praia do Forno

O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul que avaliou as praias e marinas em todo o Brasil, divulgou no dia 28 de setembro, o resultado que classificou e tornou aptas as localidades que receberão a certificação ambiental para a temporada 2022/2023. Após 20 anos na tentativa, pela primeira vez Búzios se consagra vencedora.

A Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo, na figura do Secretário Evanildo Nascimento, designou uma equipe técnica de profissionais exclusivamente para o realizar todo o processo do cumprimento dos pré-requisitos exigidos pelo Programa Bandeira Azul. Além Programa de Intervenção Ambiental-Urbanística realizado em parceria com a Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem para realização de intervenções de drenagem, pavimentação e acessibilidade do local, durante o período de elaboração da candidatura, foram realizadas 82 coletas de água que seguiram para análises laboratoriais, comprovando a sua balneabilidade, além da estruturação física do local, com critérios de acessibilidade, recuperação vegetal da área, plano de gestão e ordenamento da praia, colocação de placa oficial e mapa de orientação. Os profissionais realizaram essas e outras ações que tornaram possível a aquisição da certificação ambiental que é destaque positivo em gestão qualitativa de praias. A Câmara dos Vereadores do município ofereceu apoio nas execuções do processo.

Entre as 29 praias e 11 marinas classificadas, localizadas no Brasil, está a praia do Forno que após passar por inúmeras etapas de avaliação e atender aos 34 critérios necessários para cumprir o conjunto de requisitos de qualidade da água, segurança, bem-estar, infra-estrutura de apoio, informação aos usuários e sensibilização ambiental, logrou êxito na obtenção do selo ecológico que é o mais alto reconhecimento ambiental e de qualidade que uma praia pode receber a nível mundial e que para ser mantido, deve ser comprovado anualmente.

A cidade de Búzios destaca-se novamente com essa conquista, dada a difusão mundial e a credibilidade que o Selo Bandeira Azul agrega, tanto no âmbito do reconhecimento internacional quanto a sua extrema relevância para o trade turístico. A Bandeira Azul é a mais importante certificação internacional de praias, marinas e embarcações de turismo.