Búzios aplica Pfizer Baby em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades

A imunização acontece nesta quinta-feira (8) na UBS da Ferradura e é preciso levar, cartão do SUS, documento, carteirinha de vacinação, e comprovante de comorbidade

Nesta quinta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. Paulo Ackerman, bairro Ferradura, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, das 13h as 15h, a imunização contra a covid-19 de crianças de seis meses a dois anos de idade com comorbidades. Pais ou responsáveis podem se dirigir a essa UBS para garantir a proteção da criança. Basta apresentar documento, cartão do SUS, carteirinha de vacinação e comprovante da comorbidade do bebê.

“A primeira ação de imunização com a Pfizer Baby está centralizada na UBS da Ferradura para que possamos ter a primeira perspectiva da procura pela vacina e, como o frasco só pode ser aberto uma vez, evitar desperdício do imunizante. ”, explica o secretário municipal de Saúde, Leônidas Heringer.

O esquema de vacinação primário será composto por três doses, com um intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Não está recomendada a intercambialidade com outro imunobiológico para completar o esquema vacinal.A vacina utilizada em todas as doses deverá será a mesma, a Pfizer Baby.

Comorbidades incluídas como prioritárias

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, as comorbidades prioritárias para vacinação com utilização da Pfizer Baby são diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.