Com o refrão ‘E no nosso carnaval, não tem tristeza na nossa folia, assédio está por fora, deixa eu passar com minha alegria’, o Bloco “Não é Não”, da Secretaria da Mulher e do Idoso de Búzios, abriu a folia do carnaval nesta quarta e quinta-feira (15 e 16) na cidade mais badalada do Brasil.
O Bloco “Não é Não” desfilou na quarta-feira, na praia de Geribá e na quinta-feira, se concentrou na praça Santos Dumont, seguindo pela rua das Pedras. Os foliões, além da mensagem contra o assédio sexual, receberam preservativos distribuídos pela equipe da Secretaria de Saúde.
A iniciativa foi bem aceita pela população e turistas, pois, por onde o bloco passava, era bem recebido pelo público presente.
Segundo a secretária da Pasta, Daniele Guimarães, O Bloco “Não é Não” foi idealizado pela equipe da secretaria, pois, elas queriam que as mulheres da cidade tivessem um carnaval alegre e feliz.
‘Decidimos fazer esse bloco com a mensagem de que, um carnaval seguro, é um carnaval em que há respeito, para isso é necessário respeitar a sua decisão. Não é não. Também é uma campanha de conscientização e respeito com as mulheres, assédio sexual é crime. Nossa secretaria está à disposição e enfatiza os canais de denúncia 190 e 180, com apoio da Patrulha Maria da Penha, DP e PM”, disse Daniele.
O Bloco “Não é Não”, em parceria com o Bloco Vou Ali e Volto Já, contou com a participação das equipes das Secretarias da Mulher e do Idoso, Saúde, Esporte e Subsecretaria de Comunicação com apoio da Guarda Municipal.