Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG_3293

Arpoador da Rasa recebe Programa Municipal de Regularização Fundiária

Na última sexta-feira (27), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, iniciou o Programa de Regularização Fundiária (REURB), no bairro do Arpoador da Rasa. Na ocasião foi realizada uma reunião com os moradores para explicar sobre o programa e o cadastro socioeconômico do município. O vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira, também participou do encontro.

Na primeira fase serão contemplados os moradores das ruas Antônio Batista, Gavião Peixoto (Parte), e rua do Condono, alcançando três quadras do bairro na primeira fase. Nesta segunda, terça e quarta-feira (30,31 e 01), a equipe da Reurb, terá como ponto de apoio, o Bar da Dona Deia, e também percorrerá as ruas para cadastrar as famílias que não puderam comparecer na reunião.

Para realizar o cadastro, os moradores das ruas contempladas precisarão apresentar cópias de RG, CPF do titular do imóvel, certidão de casamento (se tiver), comprovante de residência emitido nos últimos 6 meses (água, luz, telefone), IPTU atualizado (se tiver), documento que comprove a titularidade do imóvel (contrato de compra e venda ou recibo, entre outros) e preenchimento de formulário padrão.

O programa municipal de Regularização Fundiária Urbana (REURB) teve início no primeiro ano da administração do Prefeito Alexandre Martins. Logo no início, o programa da prefeitura contemplou oitenta e sete famílias das ruas Dr. Eduardo José Lima Filho e parte da Rua Deocleciano José da Silva no bairro de São José. No bairro de José Gonçalves, mais de quatrocentas famílias foram cadastradas.

A REURB e um procedimento instituído pela Lei federal n° 13.465/2017 com o objetivo de assegurar vários direitos aos moradores dos bairros que foram ocupados de forma informal ou irregular, assegurado o direito até o título de propriedade (RGI), com a regularização fundiária vários benefícios serão assegurados aos moradores. Entre eles estão:

-Direito ao título de propriedade (RGI) segurança jurídica para as famílias que antes só tinham a posse da sua casa.

-Direito a transmitir de forma legal (Doação) para seus familiares.

-Direito a obter empréstimo bancário tendo como garantia a sua casa legalizada.

-Valorização do patrimônio das famílias beneficiadas.

-Reconhecimento pelo poder público da Legalização da sua casa dentro do bairro com identificação das Ruas, Quadras e lotes. -Levando infraestrutura para a região que está sendo regularizada como água, luz e outros

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios lança livro sobre a história da emancipação política do município
Búzios celebra 30 anos de emancipação com programação especial e grandes shows
Nota Oficial da Secretaria de Saúde
Booking.com aponta Búzios entre os destinos que serão tendência para turistas em 2026
Prefeitura de Búzios informa interdição na Estrada Álvaro Elídio Gonçalves, em Baía Formosa, para obras de drenagem
Semana do Empreendedorismo da Secretaria da Mulher promove capacitação e oportunidades em Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso