Nesta terça-feira (08), a Secretaria de Saúde de Búzios, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, realizou uma ação de conscientização e mobilização sobre arbovirose e aracnídeo peçonhento na Escola M. José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos.

Na ocasião, foi montado um estande com algumas espécies de arbovirose (mosquito transmissor da dengue) e o aracnídeo peçonhento escorpião, onde as crianças puderam ver e ouvir atentamente as explicações sobre as espécies, seus habitats naturais e as doenças virais transmitidas por eles.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Denis Ferraz, as arboviroses são doenças virais transmitidas por insetos e aracnídeos, como mosquitos e carrapatos. As mais comuns no Brasil são a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. “A gente está atingindo uma faixa etária que é muito importante para o desenvolvimento do trabalho e, principalmente, para o controle da dengue, zika e chikungunya. Essas crianças têm a capacidade de absorver de forma melhor todo o conteúdo que nós passamos aqui, todo o aprendizado, e transmitir para os seus pais, irmãos, tios, avós, gerando assim uma conscientização maior sobre o controle.” – disse o coordenador.

O estudante de 8 anos, Riquelme Vieira, disse que gostou da ação, pois ele pôde chegar perto do escorpião e do mosquito. “Eu gostei muito do evento aqui na escola, porque nunca teve, é a primeira vez, aí eu gostei muito. Aprendi que devemos tomar cuidado para nos prevenir, olhar os chapéus, ver os canos, os brinquedos, além de não deixar água parada ao redor.”

A ação de conscientização e prevenção de doenças, especialmente entre crianças, se tornam multiplicadoras de informações dentro de suas famílias e comunidades. A Secretaria de Saúde de Búzios segue firme no compromisso de levar conhecimento e práticas preventivas a todas as escolas do município, visando minimizar os impactos dessas doenças na população local.

