Neste sábado (18), a famosa Praia de Geribá, em Búzios, foi palco do Circuito Mulher em Movimento, realizado pela Secretaria da Mulher em alusão à campanha Outubro Rosa. Centenas de pessoas participaram das atividades esportivas, idealizadas como incentivo à prática de esportes como forma de prevenção e cuidado com a saúde. O prefeito Alexandre Martins também participou das competições.
O circuito contou com torneios de vôlei de praia, queimado, beach tennis e futevôlei. Além dos torneios, o evento ofereceu aulas livres de yoga, dança e funcional, com apoio da Secretaria de Lazer e do Esporte.
A secretária da Mulher, Daniele Martins, participou de várias atividades e destacou que o circuito faz parte da campanha Outubro Rosa: “Esse evento faz parte da nossa campanha ‘Linda, Forte e Corajosa’, porque prevenir também é um ato de coragem.”
O secretário de Lazer e do Esporte, Diego Neves, também comentou sobre a importância da atividade física para as mulheres: “Hoje, no nosso Centro de Qualidade de Vida, muitas mulheres praticam atividades físicas, o que melhora a autoestima, a ansiedade e o astral. Olha o que aconteceu aqui hoje: pessoas de diversas idades demonstrando para o mundo que são capazes. E repito: o lugar da mulher é onde ela quiser estar. Então joguem vôlei, beach tennis, tênis, façam funcional, dança, o que quiserem. O mundo é nosso, o mundo é de vocês.”
Uma das participantes do circuito, a moradora Natália, comentou sobre sua primeira participação em um evento da Secretaria da Mulher: “Sou estrangeira, moro aqui em Búzios há 10 anos, e essa é a primeira vez que participo de um evento organizado pela Secretaria da Mulher. Estou muito empolgada e muito feliz de participar do Circuito.”
O sucesso do Circuito Mulher em Movimento reforça a importância de iniciativas que promovem a saúde, o bem-estar e o empoderamento feminino por meio do esporte e da integração social. A ação não só celebrou o Outubro Rosa, como também fortaleceu laços comunitários e inspirou mulheres de todas as idades a ocuparem espaços, cuidarem de si e se sentirem protagonistas de suas próprias histórias.