Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-08-11 at 11.33.53

CRAS de José Gonçalves e Rasa promovem rodas de conversa sobre violência contra a mulher

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, realizou nesta segunda-feira (11) rodas de conversa nos CRAS de José Gonçalves e da Rasa. A ação, promovida em parceria com a Secretaria da Mulher, integra a campanha Agosto Lilás e reforça o investimento do município na proteção e no fortalecimento das mulheres buzianas. A programação continua na próxima quinta-feira (14), com roda de conversa no CRAS de Cem Braças.

As atividades foram conduzidas pela equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que orientou as participantes sobre como identificar as diferentes formas de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — e apresentou os canais de apoio e denúncia disponíveis no município.

Entre os serviços divulgados, esteve a Patrulha Maria da Penha, realizada pela Guarda Municipal de Búzios, que atende pedidos de ajuda via WhatsApp, 24 horas por dia, pelo número (22) 99103-9695. Quando acionada, a equipe vai até o local para prestar atendimento imediato. O CEAM também mantém atendimento pelo telefone (22) 2350-6069.

As participantes conheceram ainda o trabalho desenvolvido nas Casas da Mulher Buziana, localizadas nos bairros Rasa e Cem Braças. Nestes espaços, as mulheres podem se profissionalizar, socializar e participar de atividades como hidroginástica e aulas de defesa pessoal pelo programa Empoderadas.

A campanha Agosto Lilás é uma ação importante, mas não é a única iniciativa de Búzios em defesa das mulheres. O município conta com a Sala Lilás, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, onde vítimas de violência recebem atendimento e acolhimento de forma humanizada e sigilosa. Outro serviço disponível é o Portal da Mulher, lançado recentemente pela Secretaria da Mulher no site oficial da Prefeitura, que reúne endereços e contatos dos equipamentos e serviços, canais de denúncia e acesso à Maria da Penha Virtual, permitindo solicitar medidas protetivas online.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Josiani Meira, essa parceria é fundamental para fortalecer a rede de proteção no município. “As rodas de conversa são momentos de escuta e de informação que podem salvar vidas. Trabalhar junto com a Secretaria da Mulher potencializa os resultados, e eu sei que o trabalho realizado pela secretária Daniele Martins e sua equipe faz toda a diferença na proteção das mulheres buzianas”, destacou.

Notícias Relacionadas

Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso