Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-08-11 at 11.08.04

Búzios conquista 4º lugar nacional no Prêmio Cidade Caminhável 2025 com o projeto Búzios Eco Trail


A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria do Clima e Sustentabilidade, conquistou o 4º lugar nacional na categoria “Cidades Pequenas” do Prêmio Cidade Caminhável 2025, promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio da organização internacional Urban 95 e parceria da Walk 21. O reconhecimento veio graças ao projeto Búzios Eco Trail, criado pelo secretário e biólogo Evanildo Nascimento e pelo coordenador de Unidades de Conservação Bernardo Corty, projeto este que incentiva a mobilidade ativa por meio de trilhas ecológicas que interligam unidades de conservação e promovem a sustentabilidade no município.

O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos públicos voltados à melhoria da caminhabilidade — a facilidade de se locomover a pé com conforto e segurança nas cidades — e, nesta terceira edição, considerou iniciativas realizadas entre janeiro de 2024 e dezembro de 2025. Foram 57 inscrições válidas, provenientes de 38 cidades de 13 estados brasileiros, abrangendo todas as regiões do país, exceto a Norte.

O projeto Búzios Eco Trail, inscrito oficialmente pela Prefeitura após recomendação da organização internacional Walk 21, se destacou nos critérios de avaliação que incluíam caminhabilidade, impacto, participação social, colaboração e inovação, obtendo nota 3,8, em comparação ao primeiro colocado, que alcançou 4,2.

O Búzios Eco Trail busca estimular, em moradores e visitantes, o hábito de caminhar, oferecendo circuitos ecológicos que interligam Unidades de Conservação Terrestres, como a trilha inaugurada em 2023, com 1,5 km de extensão, ligando o Parque Municipal da Lagoinha (Praia do Forno) ao Monumento Natural da Brava. Entre as trilhas destacadas na premiação estão os circuitos Brava–Forno e Canto–Tartaruga.

Além de promover a mobilidade ativa, o projeto está inserido na agenda “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística Búzios 2030”, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 14 (Vida na Água). Em 2024, esse compromisso ambiental já havia sido reconhecido internacionalmente pela ONU-Habitat.

O secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, destacou que este reconhecimento reforça o compromisso da cidade com políticas inovadoras e integradas:

“Mais um prêmio fruto de um trabalho profícuo com projetos de sustentabilidade ambiental e climática. Nós temos o desafio de avançar nas questões de estrutura e manutenção de trilhas ecológicas e precisamos prover os recursos necessários, tanto humanos como financeiros, para fazer de Búzios uma cidade ainda mais sustentável. Nosso objetivo, também por meio dos corredores verdes da cidade, é promover a construção de calçadas e ciclovias em toda a cidade, conectando as nossas praias e Unidades de Conservação, promovendo o turismo de aventura e realizando o plantio e a recuperação ambiental em todo o município.”

O projeto também resgata e valoriza os antigos caminhos usados pela comunidade pesqueira tradicional nos anos 1950 e 1960, reinterpretando-os com uma abordagem moderna, focada na preservação ambiental, áreas verdes resilientes e educação ecológica. Todos os trechos contam com sinalização informativa, incentivo à reciclagem e envolvem diretamente trabalhadores locais, promovendo trabalho, renda e movimentação da economia circular com foco no turismo sustentável.

Todas as iniciativas inscritas no Prêmio Cidade Caminhável integram o Mapa Público de Ações para a Caminhabilidade nas Cidades Brasileiras, criado após a implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012), ampliando a visibilidade das ações públicas bem-sucedidas em todo o país.

A conquista de Búzios também contou com apoio na divulgação de instituições como ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), WRI Brasil (World Resource Institute), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Urban 95.

A Prefeitura de Búzios comemora este reconhecimento como um marco importante no avanço das políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável, turismo ecológico e preservação ambiental, reforçando o compromisso com uma cidade mais acessível, saudável e conectada com o futuro.

Notícias Relacionadas

Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso