Pular para o conteúdo
Gradiente CSS
Acessibilidade:
  • Home
  • SEAUR
  • Construção irregular é desfeita em área de lagoa aterrada em Búzios
WhatsApp Image 2025-08-07 at 14.14.40

Construção irregular é desfeita em área de lagoa aterrada em Búzios

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente, Licenciamento Ambiental e Urbanismo, e Fiscalização (SEAUR), com apoio da Coordenadoria de Meio Ambiente, da Guarda Municipal Ambiental (GMA) e da Secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta quinta-feira (07) a demolição de uma construção irregular em área de lagoa aterrada no Loteamento Vila André no bairro Baía Formosa.

A ação foi desencadeada após o recebimento de uma denúncia anônima. As equipes se deslocaram até o local, onde foi constatado o aterramento ilegal de parte da lagoa e o início de uma obra sem qualquer autorização. No momento da fiscalização, não havia responsáveis presentes. A obra foi imediatamente paralisada e começou a ser desfeita.

Durante a ação, uma pessoa se apresentou alegando ser amiga da suposta proprietária do terreno e afirmou que haveria documentação referente à área — no entanto, nenhum documento foi apresentado à equipe de fiscalização.

A SEAUR reforça que nenhuma obra pode ser iniciada sem a devida autorização legal, especialmente em áreas de preservação ambiental. Intervenções desse tipo representam riscos ao equilíbrio ecológico e violam a legislação ambiental vigente.

A Secretaria também informa que estudos técnicos serão realizados na área impactada, e que rondas periódicas serão intensificadas no entorno da lagoa com o objetivo de coibir novas tentativas de ocupações irregulares.

A Prefeitura de Búzios adverte: antes de iniciar qualquer obra, é fundamental procurar a SEAUR para verificar a regularidade do terreno e obter as autorizações necessárias. Construções irregulares estão sujeitas a desfazimento imediato, aplicação de multas e responsabilização conforme prevê a legislação.

Notícias Relacionadas

Búzios realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 26
Casa da Mulher Buziana de José Gonçalves receberá nome de Cenira de Carvalho Pinto, moradora nativa homenageada em vida
Serviços Públicos realiza nova etapa de poda na Rasa nesta terça-feira (22)
Café & Chocolate estreia em Búzios com circuito gastronômico pelo Centro
Búzios promove ações de conscientização e valorização da vida durante a Semana Nacional de Trânsito
Secretaria da Mulher de Búzios participa de cerimônia de mobilização do Pacto Brasil contra o Feminicídio

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso