TTUR

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Búzios vai sediar o II Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (CIRS) em 2025

Na manhã desta quarta-feira (10), foi realizada a reunião de apresentação da segunda edição do Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (CIRS), que será sediado em Búzios entre os dias 6 a 10 de outubro. O encontro reuniu vários secretários municipais além de autoridades e representantes do setor ambiental, para alinhar os detalhes do evento, que promete reunir especialistas, gestores públicos, instituições e delegações internacionais em torno de soluções sustentáveis para o futuro.

Após o sucesso da primeira edição em 2023, Búzios se consolida como um polo estratégico para a discussão de temas essenciais como abastecimento de água, resíduos, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. O prefeito Alexandre Martins destacou a importância da conscientização ambiental e adiantou projetos que serão apresentados durante o congresso, como a construção da usina de reciclagem no município. A unidade será equipada para trituração de galhos, restos de obras, vidro, além de contar com esteiras para separação de alumínio e outros materiais recicláveis.

“Reciclar não é fácil, mas é necessário. Precisamos conscientizar a população sobre o quanto produzimos de lixo e trabalhar juntos para buscar soluções para o futuro”, afirmou o prefeito. Ele também explicou que a economia gerada pela usina poderá ser revertida em investimentos importantes, como a construção de novas escolas.

Durante o evento, Búzios contará com o apoio de instituições portuguesas, especialmente de Cascais, cidade referência em inovação e sustentabilidade. A subsecretária de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Ana Asti, ressaltou que o Governo do Estado busca cidades como Búzios para impulsionar o desenvolvimento social aliado à preservação ambiental, especialmente em regiões litorâneas, que concentram cerca de 80% da população fluminense e um dos maiores PIBs do estado.

Com curadoria técnica especializada, o CIRS terá painéis voltados ao público e iniciará ações educativas nas escolas, reforçando o compromisso de Búzios com a educação ambiental desde a infância. O congresso é realizado em parceria com a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMA) e pretende mobilizar gestores de todo o país para pensar políticas públicas que priorizem a vida e o futuro das próximas gerações.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso