Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Ambiente e Urbanismo
  • Prefeitura de Búzios realiza reunião com moradores do bairro Ferradurinha para implantação de Regularização Fundiária Urbana
Imagem do WhatsApp de 2025-03-20 à(s) 12.22.59_230546e7

Prefeitura de Búzios realiza reunião com moradores do bairro Ferradurinha para implantação de Regularização Fundiária Urbana

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Ambiente e Urbanismo, realizará na próxima terça-feira (25) uma reunião com moradores do bairro da Ferradurinha, com o intuito de iniciar o processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB) no local. A reunião acontecerá na Rua Caminho da Ferradurinha, nº 23, na casa da Senhora Linda, às 18h30. Neste primeiro momento, será efetuada a regularização dos moradores das ruas Caminho da Ferradurinha e Alcídia Antunes Fernandes.

Na reunião, os técnicos da Subcoordenadoria de Habitação explicarão como funciona o processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do município, quais benefícios os moradores terão e quais documentos são necessários para a realização do cadastramento, além de fornecer as datas e o telefone para contato.

No mês de março, uma equipe da Habitação fez um levantamento da ocupação e infraestrutura existentes na localidade e foram identificados três (03) conjuntos de ocupações denominados grupos a serem regularizados através do processo do REURB.

O processo de REURB é um procedimento instituído pela Lei Federal n° 13.465/2017, com o objetivo de assegurar vários direitos aos moradores dos bairros que foram ocupados de forma informal ou irregular, assegurando o direito até o título de propriedade (RGI). Com a regularização fundiária, vários benefícios serão assegurados aos moradores. Entre eles estão:

– Direito ao título de propriedade Matrícula (RGI) segurança jurídica para as famílias que antes só tinham a posse da sua casa.

– Direito a transmitir de forma legal (Doação) para seus familiares.

– Direito a obter empréstimo bancário tendo como garantia a sua casa legalizada.

-Valorização do patrimônio das famílias beneficiadas.

-Reconhecimento pelo poder público da Legalização da sua casa dentro do bairro com identificação das Ruas, Quadras e lotes.

-Levando infraestrutura através de obras públicas.

Notícias Relacionadas

Secretarias de Turismo e de Governo de Búzios promovem encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso