Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
Imagem do WhatsApp de 2025-01-22 à(s) 17.45.22_163de25b

Prefeitura e Prolagos intensificam ações para eliminar esgoto irregular nas praias

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (22), a Prefeitura e a concessionária Prolagos definiram um conjunto de medidas para resolver os problemas de esgoto irregular no município, com foco na preservação ambiental e na melhoria do saneamento básico. O despejo de esgoto na praia foi apontado como prioridade, e obras estão previstas para começar logo após o Carnaval.

Durante o encontro, destacou-se a necessidade de mapear todas as ligações de esgoto irregulares e notificar os responsáveis. Na ocasião, o prefeito Alexandre Martins, solicitou a criação de um cadastro completo das redes de esgoto e galerias pluviais, em parceria com a Prolagos, para manter um histórico atualizado e evitar problemas no futuro.

“Vamos priorizar as áreas que estão diretamente impactando a qualidade das nossas praias e avançar no saneamento básico com um plano eficiente e sustentável. Solicito também que a Prolagos de ampla divulgação a população de quais bairros e ruas já existem redes separativas, evitando assim a ligação irregular em redes pluviais”, afirmou o prefeito.

Na reunião ficou decidido que uma das principais ações será na rua Rancho Mutã, onde será realizada a reestruturação da rede de esgoto para evitar que resíduos continuem sendo lançados no mar. Em paralelo, o bairro Cem Braças também receberá intervenções, como o aumento da potência das bombas de esgoto e a implementação de redes separativas.

Outro ponto importante será o diálogo com os condomínios. Uma reunião será organizada para discutir a implantação de redes de esgoto separativas, garantindo que as ligações estejam em conformidade com as normas ambientais. Além disso, a Prefeitura e a Prolagos pretendem intensificar a fiscalização, divulgando informações sobre redes irregulares no site da concessionária e da Prefeitura, além de advertir a população sobre o descarte ilegal de esgoto.

A Prolagos também assumiu o compromisso de expandir o estudo de mapeamento de redes entre as regiões de Manguinhos e Ossos, além de incluir os bairros localizados após o pórtico da cidade no plano de saneamento. Essas medidas fazem parte do projeto “Esgoto Zero”, que promete ser um marco na gestão ambiental e de infraestrutura do município.

Participaram da reunião os secretários do Saneamento e Drenagem, Marcus Valerius, do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, Serviços Públicos, Marcelo Junior, Obras e Projetos, Caio Canellas, o Procurador do município, Cristiano Oliveira, a Controladora Geral, Luciana Vieira, o vice-prefeito, Leandro Pereira, além do prefeito Alexandre Martins e do Presidente da Prolagos, Luiz Fernando Fabbriani e com sua equipe.

A Prefeitura reforça que a preservação do meio ambiente e o avanço no saneamento básico são compromissos fundamentais para garantir a qualidade de vida dos moradores e a conservação das praias, que são um patrimônio do município.

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso