O Programa de Educação Ambiental sobre Cavalos-marinho, promovido nesta quinta-feira (16), na Praia de João Fernandinho, pela Secretaria do Ambiente e Urbanismo, e em parceria com o Projeto Cavalos-Marinho, atraiu dezenas de turistas, entre elas, crianças e idosos.
A ação teve como objetivo divulgar sobre a preservação dos Cavalos-Marinhos-d0-Focinho-Longo, uma espécie ameaçada com características especiais. No local foram distribuídos panfletos informativos, além da oportunidade de observar de perto exemplares preservados em álcool, destacando as características distintivas do animal. Também foi instalada na Praia de João Fernandes uma placa informativa, pois a praia João Fernandes/João Fernandinho, é um habitat natural do animal.
Apesar da existência de projetos e iniciativas ligadas à sua conservação, os cavalos-marinhos estão seriamente ameaçados, independentemente da espécie, seja pela degradação de seu hábitat, captura para comercialização em lojas para aquarismo, ou secos, para diversas finalidades.
O Cavalo-Marinho é considerado um indicador de um ecossistema saudável, tornando crucial a divulgação de informações sobre a espécie para a população. A Prefeitura de Búzios, em parcerias voltadas para a preservação e bem-estar ambiental, reforça seu compromisso ao levar projetos de educação ambiental à comunidade, incluindo pesquisas de monitoramento, capacitação e políticas públicas.