Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro” destaca Empoderamento Feminino e a Cultura Local com foco no Turismo Sustentável
WhatsApp Image 2024-11-28 at 10.02.27

Projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro” destaca Empoderamento Feminino e a Cultura Local com foco no Turismo Sustentável

Na última quarta-feira (27), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, esteve presente no evento realizado no Instituto Carlos Scliar, em Cabo Frio, que contou com um desfile e exposição de peças de cerâmica produzidas pelas mulheres do projeto “Somos Divas na Luz do Candeeiro”.

Além do desfile, o evento apresentou as cerâmicas feitas pelas mulheres dos quilombos, incluindo copos, xícaras, pratos e biojoias, todas confeccionadas com a técnica aprendida no projeto. Desde 2020, o “Somos Divas na Luz do Candeeiro” já impactou mais de 30 mulheres, proporcionando não apenas a capacitação técnica, mas também formação em empreendedorismo e redes sociais, em parceria com o Sebrae.

A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Carlos Scliar em parceria com a Prolagos, tem como objetivo estimular o empoderamento feminino e a geração de renda nas comunidades quilombolas de Baía Formosa e de outros municípios. O projeto visa resgatar e valorizar as tradições culturais dessas comunidades, ao mesmo tempo em que oferece às participantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades artesanais e empreendedoras.

A Secretária de Turismo de Búzios, Patrícia Burlamaqui, que tem se mostrado uma grande apoiadora do turismo de base comunitária, destacou a importância de iniciativas como a do “Somos Divas na Luz do Candeeiro” para o fortalecimento das raízes culturais locais. “Este projeto é um exemplo claro de como o turismo pode ser uma ferramenta para a valorização das nossas tradições e, ao mesmo tempo, contribuir para a geração de renda e o empoderamento das mulheres de nossa região. Ele enriquece o nosso patrimônio e nos permite compartilhar a verdadeira essência de Búzios com os visitantes”.

A Prefeitura de Búzios, alinhada com a proposta de fortalecer as raízes culturais e manter os laços vivos com a comunidade local, reafirma seu compromisso com o turismo sustentável e inclusivo, que promove o respeito à diversidade e incentiva o desenvolvimento econômico de forma justa e acessível.

Este projeto é uma ação do programa “Respeito Dá o Tom”, que foca na promoção da igualdade racial e no fortalecimento da diversidade. A Prolagos, em parceria com o Instituto Carlos Scliar, segue promovendo iniciativas que estimulam o turismo de base comunitária, contribuindo para a preservação das tradições culturais e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Desenvolvimento Social de Búzios participa de evento que celebra os 20 anos do SUAS no Rio de Janeiro
Prefeitura de Búzios decreta regime especial de trabalho nesta quarta-feira
Búzios sedia mais uma edição do Challenge Va’a – Downwind
Búzios se torna o único município do RJ com quatro praias certificadas com a Bandeira Azul para temporada 25/26
Coordenadoria LGBTQIAPN+ de Búzios entrega Plano de Ações 2026–2029 para subsidiar Plano Municipal de Assistência Social
Prefeitura de Búzios realiza formatura de mais de 130 mulheres na Casa da Mulher Buziana, na Rasa

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso