Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Ambiente e Urbanismo
  • Lagoas da Usina e de Geribá recebem visita técnica da equipe do INEA que viabiliza o Projeto Limpa Rio
WhatsApp Image 2024-10-24 at 16.29.59

Lagoas da Usina e de Geribá recebem visita técnica da equipe do INEA que viabiliza o Projeto Limpa Rio

Os secretários de Saneamento e Drenagem, Aziel Vieira, Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, Obras e Projetos, Lucas Lima e Serviços Públicos, Marcelo Luiz Junior, receberam nesta quinta-feira (24), a visita dos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com intuito de incluir as lagoas da Usina e de Geribá no Projeto Limpa Rio do governo do Estado. 

Essa iniciativa vai mitigar as inundações decorrentes do transbordamento de corpos hídricos, o que acontece principalmente no período chuvoso, proporcionando melhoria da qualidade de vida para a população desses bairros. A cidade está incluída no Projeto Limpa Rio, capitaneado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), em parceria com a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saneamento e Drenagem. O projeto já drenou e abriu várias valas em José Gonçalves, Cem Braças, Fazendinha e Rasa.

Segundo o secretário de Saneamento e Drenagem, Aziel Vieira, o município solicitou ao Inea a viabilidade de incluir as duas lagoas no Projeto. “A visita dos técnicos na Usina e em Geribá é para realizar uma avaliação da necessidade do transbordo dos locais: “Estamos mostrando a necessidade de aprofundar até 60 cm o espelho d’agua e retirar 30% da tabua, pois quando chega as chuvas de verão, a região do entorno da lagoa alaga e o escape vai para as praias. Eles têm balsas, guindaste e maquinários específicos para trabalhar dentro da lagoa. É um trabalho bem melindroso e precisa de estudos técnicos, além da aprovação do Ambiente”.

O secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, falou da importância de inserir as lagoas nesse projeto: “Estamos aqui com o pessoal do INEIA, e com alguns secretários do município fazendo uma vistoria na lagoa da usina, uma lagoa muito importante em vários aspectos. A proposta é fazer realmente um aprofundamento da lagoa retirando sedimentos e com isso tendo um ganho de suporte nas grandes chuvas de verão. Estamos preparando a cidade, tanto a questão do ambiente, quanto todo suporte para evitar que o município sofra com grandes alagamentos no verão. Também preservar a qualidade de vida do entorno da lagoa, a fauna, flora. Temos muito sedimentos, há muitos anos que não tem manutenção, o Estado vindo dar essa parceria vai ser algo muito bom para a cidade, vamos ter um grande ganho ambiental”.

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Búzios alerta para previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes na região
Búzios recebe lançamento do Programa Planifica para fortalecer a rede de atenção à saúde
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo a Clínica Olavo da Costa para obras de drenagem
Secretarias de Turismo e de Governo de Búzios promovem encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso