Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Secretaria do Idoso participa da “Trilha de Direitos” para fortalecer a inclusão de imigrantes em Búzios

Na quarta-feira (16), a Secretaria do Idoso de Búzios esteve presente no evento “Trilha de Direitos”, realizado no Espaço Zanine, que promoveu a integração de imigrantes e refugiados que residem no município. A iniciativa, que contou com a participação de órgãos importantes como a Defensoria Pública, Viva Rio, e a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, além das secretarias municipais de Mulher, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, teve como foco o acolhimento e direcionamento sobre documentações, serviços sociais e, principalmente, a luta contra o preconceito, garantindo o acesso igualitário aos direitos de todos, independentemente da idade.

A presença da Secretaria do Idoso reforça o compromisso da administração em garantir que os idosos imigrantes também sejam integrados de forma digna e acolhedora à sociedade. Atualmente, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) tem um número significativo de imigrantes que são recebidos de forma calorosa e tratados com o respeito que merecem. O evento foi uma oportunidade de reafirmar esse compromisso, proporcionando não apenas informações e serviços, mas também fortalecendo o sentimento de pertencimento e inclusão.

A Secretaria do Idoso destacou a importância da iniciativa: “Búzios é uma cidade que acolhe e valoriza todas as pessoas, independente de onde vieram ou de sua idade. A Trilha de Direitos é um reflexo do nosso trabalho em construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos possam exercer seus direitos plenamente.”

A ação não só permitiu a socialização entre os idosos e imigrantes, mas também consolidou a Secretaria do Idoso como uma peça fundamental na inclusão social e no combate ao preconceito. Essa integração reflete o cuidado da gestão municipal com a diversidade e a pluralidade de Búzios, mostrando que a cidade está comprometida em criar políticas públicas que garantam o bem-estar de todos os seus cidadãos.